Deputada sugere projeto de lei de vasectomia obrigatória

Para ilustrar a gravidade da proibição do aborto em seu estado, a congressista do Alabama decidiu mostrar na prática como é a sensação de ter leis que tolhem os direitos sobre o próprio corpo

Reprodução
Escrito en NOTÍCIAS el


A deputada americana Rolanda Hollis sugeriu um projeto de lei em que a vasectomia seria obrigatória para todos os homens acima dos 50 anos ou depois do nascimento do terceiro filho, o que acontecer primeiro. Segundo a AP, a congressista explicou que o projeto visa “neutralizar” o Ato de Proteção à Vida Humana, que passou pela câmara em 2019 e criminalizou o aborto em qualquer estágio no estado do Alabama, com pena de 10 a 99 anos de prisão. Um juiz bloqueou a proposta em outubro.

“É preciso de duas pessoas para dançar o tango. Não podemos colocar toda a responsabilidade sobre as mulheres. Os homens também precisam ser responsabilizados”, disse ela em entrevista ao portal Alabama.com.

“Muita gente viu minha lei como um retrocesso terrível. Ainda assim, ano após anos, a maioria do partido republicano segue introduzindo novas legislações que tentam ditar sobre o corpo feminino e seus direitos reprodutivos. Essas leis também tem que ser vistas como retrocessos terríveis”, concluiu Hollis.