Deputado do PT protocola no STF notícia-crime contra Bolsonaro por ameaças aos técnicos da Anvisa

Na denúncia, o parlamentar Reginaldo Lopes afirma que o presidente da República cometeu crime ao ameaçar expor os técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Jair Bolsonaro (Reprodução/Facebook Jair Bolsonaro)
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (22 uma notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por ter ameaçado expor os técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que votaram a favor da vacinação infantil contra a Covid-19.

Para o deputado, o presidente cometeu crime ao ameaçar os técnicos da Anvisa e infringiu o artigo 286 do Código Penal. Após a ameaça de Bolsonaro, mais de 150 ameaças foram registradas contra os funcionários da agência.



“Mais uma vez, o presidente tenta colocar parte da população brasileira contra os agentes públicos, em uma tentativa de constrangimento que os põe em risco físico”, diz o deputado Reginaldo Lopes.



Além de encaminhar ao STF, a pela jurídica também pode ser enviada à Procuradoria-Geral da República, que tem o poder de abrir uma denúncia contra o presidente. Em última consequência, Bolsonaro pode ser afastado por 180 dias.

Lula: Bolsonaro tem que parar de falar bobagem e de perseguir funcionários da Anvisa

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um tuíte indignado nesta quarta-feira (22), exigindo que o presidente Jair Bolsonaro (PL) deixe de falar bobagens e de perseguir profissionais da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Lula quer que ele tome alguma atitude para evitar um novo aumento de casos da pandemia do coronavírus, como está acontecendo em outros países.

“Esse país precisa de um presidente que ao invés de ficar falando bobagem sobre coisa que ele não conhece, devia convocar um encontro de especialistas para discutir o que fazer para evitar um novo aumento de casos na pandemia, como está acontecendo em alguns países”, escreveu Lula.

De acordo com o ex-presidente, “hoje não tem outra solução a não ser usar máscara e tomar vacina. Ele não deveria estar perseguindo funcionários da Anvisa, ou atrasando a vacinação dos mais jovens. Deveria estar homenageando a preocupação desses funcionários com o povo brasileiro, preocupação que ele não tem”.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1473657655424172034?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1473657655424172034%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Frevistaforum.com.br%2Fpolitica%2Flula-bolsonaro-tem-que-parar-de-falar-bobagem-e-de-perseguir-funcionarios-da-anvisa%2F

PF busca bolsonaristas que ameaçaram servidores da Anvisa

Agentes da Polícia Federal realizou diligência na tarde desta segunda-feira (20) para encontrar os bolsonaristas responsáveis pelas ameaças aos servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após técnicos do órgão terem aprovado o uso de vacinas contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.

A perseguição aos funcionários públicos teve início depois que o presidente Jair Bolsonaro estimulou, na sua live da última quinta-feira (16), a identificação dos técnicos e insinuou “providências” contra eles por conta da autorização dos imunizantes para o público infantil.

Uma reportagem da TV Globo mostrou que os diretores da Anvisa receberam novos e-mails com ameaças, o que motivou as diligências realizadas agora.

Ainda no domingo (19), o presidente do órgão, Antônio Barra Torres, encaminhou ofício à Procuradoria-Geral da República (PGR), ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), à Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal e ao Ministério da Justiça cobrando providências em relação aos criminosos e exigindo proteção para os servidores intimidados.

Temas