Fórumcast, o podcast da Fórum
26 de janeiro de 2012, 21h53

Dilma no Fórum: “Crescer e incluir, proteger e preservar”

A presidenta Dilma Rousseff aproveita sua participação no Fórum Social Temático de Porto Alegre para organizar seu discurso combinando desenvolvimento e sustentabilidade

A presidenta Dilma Rousseff aproveita sua participação no Fórum Social Temático de Porto Alegre para organizar seu discurso combinando desenvolvimento e sustentabilidade

Por Adriana Delorenzo, de Porto Alegre

No ginásio Gigantinho, lotado, a presidenta Dilma Rousseff discursou durante cerca de 20 minutos para os participantes do Fórum Social Temático, que acontece em Porto Alegre até domingo, 29. Desenvolvimento sustentável e a Conferência Rio+20, que será realizada em junho, no Rio de Janeiro, foram um dos principais tópicos da fala da presidenta. Dilma defendeu “um modelo de desenvolvimento focado em três dimensões: econômica, social e ambiental”.

Ela afirmou que os compromissos e metas do governo atual é “crescer e incluir, proteger e preservar”. Dilma destacou o compromisso voluntário do Brasil firmado na última Conferência do Clima da ONU em relação às mudanças climáticas, que “lamentavelmente alguns países refutaram”.

A presidenta também reforçou o objetivo de fazer cumprir o programa Brasil sem miséria. E destacou o crescimento econômico brasileiro, enquanto países considerados desenvolvidos passam por processos de concentração de renda, aumento do desemprego e expansão da pobreza. “O lugar que o Brasil ocupa no mundo, hoje, não é resultado de milagre econômico, mas do trabalho de seu povo e do governo”, disse, arrancando aplausos do ginásio.

A presidenta ainda reforçou que o Brasil abriu novas relações com “os irmãos africanos”, o aumento da cooperação Sul -Sul e defendeu a soberania do Estado Palestino.  Por fim, Dilma disse aos ativistas: “Conto com o engajamento e mobilização de vocês, tenho certeza que outro mundo é possível, até a Rio+20”.

No evento, havia um grupo que protestava contra a violência no Pinheirinho e outro que cobrava o veto às mudanças no Código Florestal.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum