Dilma promete recuperar 12 milhões de hectares de florestas até 2030

Durante visita à Casa Branca, presidenta fechou acordo com Barack Obama para amenizar as causas de mudanças climáticas no mundo; compromisso prevê elevação de 20% de participação de fontes renováveis nas matrizes energéticas de Brasil e EUA

Escrito en POLÍTICA el
Durante visita à Casa Branca, presidenta fechou acordo com Barack Obama para amenizar as causas de mudanças climáticas no mundo; compromisso prevê elevação de 20% de participação de fontes renováveis nas matrizes energéticas de Brasil e EUA Por Redação*

Nesta terça-feira (30), em Washington, a presidenta Dilma Rousseff prometeu recuperar 12 milhões de hectares de florestas até 2030, além de implantar políticas para zerar o desmatamento ilegal no Brasil. As medidas integram um acordo bilateral fechado com os EUA para reduzir as causas de mudanças climáticas no mundo, e que prevê ainda que os dois países elevem em 20% a participação de fontes renováveis em sua matriz energética (desconsiderando as hidrelétricas).

No documento que sela o acordo, os presidentes reconhecem a necessidade de acelerar a utilização de energia renovável para impulsionar as economias e propõem a adoção de “ações ambiciosas”. Dilma e Obama também firmaram o compromisso de trabalhar para facilitar um acordo na Conferência de Paris sobre Mudança do Clima, que será realizada no final deste ano na França.

Os chefes de Estado lançaram, ainda, uma Iniciativa Conjunta sobre Mudança do Clima, que será implementada por meio de um novo grupo de trabalho. O objetivo é ampliar a cooperação bilateral em questões relacionadas ao uso da terra e da energia limpa, bem como diálogos políticos sobre a questão climática nacional e internacional.

Dilma foi ao encontro na Casa Branca acompanhada dos ministros Joaquim Levy (Fazenda), Armando Monteiro (Desenvolvimento), Kátia Abreu (Agricultura), Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia).

*Com informações da Agência Brasil, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo

(Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)