Dois novos estudos mostram que cloroquina não é eficaz no tratamento ou prevenção da covid-19

Pesquisas realizadas em células in vitro e com macacos foram publicadas na revista científica Nature, uma das mais respeitadas do mundo

A revista científica Nature, uma das mais respeitadas do mundo, publicou nesta quarta (22/7) o resultado de dois estudos que mostraram que a cloroquina e a hidroxicloroquina não são eficazes no combate à covid-19. Segundo as pesquisas, o medicamento apontado como milagroso pelo presidente Jair Bolsonaro não funciona nem no tratamento nem na prevenção da doença causada pelo coronavírus.

Um estudo foi realizado em macacos por pesquisadores franceses da Universidade de Paris e do Instituto Pasteur. De 17 animais contaminados com coronavírus, nove foram medicados com hidroxicloroquina. Os cientistas não encontraram eficácia no tratamento antes da infecção, logo após o contato com vírus e nem durante outras etapas da doença. O percurso da doença foi semelhante entre os macacos medicados e não medicados.

A outra pesquisa foi realizado pelo Leibniz Institute for Primate Research, na Alemanha. Os cientistas testaram a ação do remédio in vitro, em células pulmonares afetadas pelo coronavírus cultivadas em laboratório.

“Nossos resultados indicam que a cloroquina visa um caminho para a ativação viral que não funciona nas células pulmonares”, escreveram os responsáveis pela pesquisa. Segundo o grupo, é “improvável” que o medicamento proteja o organismo contra a disseminação do coronavírus.

“Não conseguimos provar a atividade antiviral nem eficácia clínica no tratamento com hidroxicloroquina. Nossos resultados ilustram a discrepância frequente entre os resultados in vitro [laboratório] e in vivo [em cobaias]”, afirmam os especialistas.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR