Elomar surpreende fãs ao chamar novo coronavírus de “vírus comunista desgraçado”

Fala aconteceu durante apresentação do cantor, conhecido como “menestrel das Caatingas”, na Virada Cultural SP online, no último sábado

O cantor Elomar na transmissão da Virada Cultural SP Online (Foto Reprodução/YouTube)
Escrito en CULTURA el

Quem assistia à apresentação do cantor e compositor Elomar, 83 anos, no último sábado (19), durante a Virada SP Online, se surpreendeu com uma fala do artista. Ao agradecer a Deus por ter conseguido estar ali, Elomar chamou o novo coronavírus de “vírus comunista desgraçado”.

Conhecido como Menestrel das Caatingas, Elomar participou do módulo Virada SP Online Caraguatatuba. Foi, ao seu estilo, cantando e contando “causos” e a origem de suas canções. Religioso que é, também quis agradecer a Deus pelo fato de conseguir fazer o show. Foi quando, quase no final da apresentação, soltou a frase:

“Quero, em agradecimento a Deus, porque ele me deu condições que mesmo dentro de uma crise de um vírus comunista desgraçado como esse, que tá aí, perturbando a nós todos e ao mundo, mudou o mundo que coisa terrível... Daqui pra frente não é o mesmo mundo, é outro mundo”.

“Vírus comunista”, uma variante de “vírus chinês”, é como a extrema direita vem qualificando o novo coronavírus, na tentativa de jogar a culpa da pandemia no comunismo, alimentando um de seus fantasmas preferidos.

A transmissão era feita via YouTube, com o chat aberto para comentários. Se até ali a audiência elogiava a apresentação, quando ele soltou esse comentário houve reações de incredulidade e rejeição à fala. “Te achava mais sabido. Que pena, pena, pena”, escreveu um internauta. “Vírus comunista foi f... Não estraga, mas arranha a apresentação”, comentou outro espectador.  “Pessoal, Elomar é muito maior que isso. Governo vai, governo vem, passam. A obra de Elomar é atemporal, não passa!”, contemporizou um terceiro internauta.

Houve quem tentasse refutar a declaração, pedindo que os demais voltassem o vídeo, para constatar que ele teria dito “vírus como esse”, e não “comunista”. Mas, na verdade, ele usou as duas expressões. Primeiro falou “vírus comunista desgraçado” e na sequência “como esse”.

Abaixo, há o vídeo completo da Virada Online Caraguatatuba. O trecho polêmico está na altura de 6h16min11seg.