Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
19 de Maio de 2019, 16h07

Em mais um recuo, Bolsonaro mantém evento da ONU sobre mudanças climáticas no Brasil

Em nota, o Ministério do Meio Ambiente afirma também que o Brasil participará da COP-25, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que seria realizado no fim de ano no Brasil mas foi transferida para o Chile após o presidente Jair Bolsonaro desistir de sediar o evento

Bolsonaro e Ricardo Salles (Reprodução)

Em nota divulgada neste domingo (19), o Ministério do Meio Ambiente voltou atrás e manteve a realização do encontro regional da Organização das Nações Unidas (ONU), “Climate Week” (Semana do Clima) – sobre Mudanças Climáticas -, que ocorre entre os dias 19 e 23 de agosto, em Salvador, Bahia.

Na segunda-feira (13) Jair Bolsonaro divulgou que se negava a sediar o evento. Crítico aos estudos que apontam as mudanças climáticas, o ministro Ricardo Salles chegou a dizer ao blog da Andréia Sadi, no Portal G1, que o encontro seria apenas uma oportunidade para que os participantes fizessem turismo em Salvador e comessem acarajé.

A nota divulgada deste domingo diz que a decisão foi tomada após conversas com o Itamaraty e com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que já havia se oposto ao cancelamento do evento.

Na mesma nota, o ministério afirmou também que o Brasil participará da COP-25, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que seria realizado no fim de ano no Brasil mas que foi transferida para o Chile após o presidente Jair Bolsonaro desistir de sediar o evento.

Leia a nota na íntegra

Nota sobre Climate Week

O Ministério do Meio Ambiente, através de entendimentos mantidos nesses últimos dias com o Prefeito de Salvador, o Ministro das Relações Exteriores e o novo Secretário-Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, decidiu formular proposta com ênfase na Agenda de Qualidade Ambiental Urbana e no Pagamento por Serviços Ambientais, através de instrumentos financeiros que visem dar efetividade econômica às atuais e futuras ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas no Brasil, a serem discutidas e apoiadas na Climate Week, em Salvador, bem como nos eventos subsequentes até a COP25, no Chile, os quais deverão contar com a participação deste Ministério do Meio Ambiente e do Ministério das Relações Exteriores.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum