Em meio a pandemia, planos de saúde cancelam acordos de cobertura

Número de processos contra as empresas dispara em São Paulo

Foto: Reprodução
Escrito en CORONAVÍRUS el

O número de processo contra planos de saúde explodiu por conta da pandemia de coronavírus. Juízes que recebiam até dois processos por dia agora passaram a receber 20. As informações foram divulgadas hoje pela CNN Brasil, citando fontes no Tribunal de Justiça de São Paulo.

A Lei dos Planos de Saúde (9656/98), em vigor desde 1999, permitiu que beneficiários com contratos anteriores a essa data optassem por migrar para planos atualizados ou permanecer no plano atual até os 25 anos de idade.

Já um beneficiário que passou dessa idade tem a opção de migrar para os planos coletivos da Amil ou de exercer a portabilidade. No entanto, muitos planos aceitaram manter essas pessoas após essa idade e, com a pandemia, decidiram rever ou cancelar esses acordos. 

Os planos de saúde estão enviando cartas informando que a pessoa perdera a cobertura médica em 60 dias, o que tem motivado muito processos. Em resposta a emissora, a Associação Brasileira de Planos de Saúde disse que as empresas seguem as regras e vale o que estiver no contrato.