EnconASA mobiliza semi-árido brasileiro

Desde segunda-feira, 22, em Juazeiro, na Bahia, ocorre o VII Encontro Nacional da Articulação do Semi-Árido Brasileiro (EnconASA) que este ano tem como tema ASA -10 anos Construindo o Futuro e Cidadania no Semiárido.

Escrito en NOTÍCIAS el

Desde segunda-feira, 22, em Juazeiro, na Bahia, ocorre o VII Encontro Nacional da Articulação do Semi-Árido Brasileiro (EnconASA) que este ano tem como tema ASA -10 anos Construindo o Futuro e Cidadania no Semiárido.

Por Moriti Neto, de Juazeiro (BA) [25.03.2010 12h07]

Na abertura, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), dez delegações – de nove estados nordestinos e também de Minas Gerais – foram apresentadas. Uma mesa foi composta com a presença de representantes da ASA, movimentos sociais, poder público e sociedade civil.

O coordenador executivo da ASA, Naidison Baptista, mencionou a importância das parceiras feitas ao longo de uma década. Segundo ele, poucas realizações teriam sido alcançadas sem os apoios e parcerias com associações e movimentos.

Baptista resgatou a criação da ASA quando, em plena vigência da política de combate à seca, a articulação era criticada por acreditar e defender a convivência com o semiárido. “Na época em que lançamos a ideia do programa um milhão de cisternas, fomos chamados de loucos. Hoje, embora haja muita luta para ser feita ainda, podemos mostrar, nacionalmente, a imagem do semiárido com vida e não com carcaças de animais no chão, de agricultores e agricultoras colocados como incapazes de se sustentar”, observou.

Igor Arsky, representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), ressaltou o trabalho das equipes das Unidades Gestoras Territoriais (UGT’s) e Unidades Gestoras Microrregionais (UGM’s), pedreiros, comissões, agricultores, governo, sociedade civil e todos que contribuem para a execução dos trabalhos e viabilização dos programas da ASA, principalmente as cisternas, que já tiveram boa parte instalada.

Caminhada, feira e cultura

Na terça-feira, 23, houve debates sobre modelos de desenvolvimento e uma caminhada que destacou as lutas no semiárido. Reivindicando desenvolvimento sustentável e igualdade de oportunidades no território, mais de quatro mil pessoas percorreram as ruas do centro de Juazeiro.

Ao término da marcha, foi aberta a Feira de Saberes e Sabores, com barracas e produtos típicos de todos os estados presentes ao evento. Itens diversos, produzidos com métodos de agricultura familiar, agroecologia e tecnologias sociais, foram expostos durante a Noite Cultural, que mostrou elementos artísticos regionais.

Experiências

Na quarta, 24, as delegações viajaram a vários municípios e distritos da Bahia para conhecer experiências de economia solidária, agricultura familiar, fundo rotativo, educação contextualizada, auto-organização de mulheres, entre outros. Ao todo, foram 14 projetos visitados.

Nesta quinta, 25, na Univasf, a manhã é de oficinas baseadas nas experiências vivenciadas pelos participantes. Já à tarde, haverá um debate sobre Estado e sociedade civil, enfatizando as relações e papéis de ambos.

Amanhã, sexta, 26, também na Universidade, acontecerá o encerramento do EnconAsa. Um balanço será realizado e as propostas encaminhadas serão discutidas para que novas ações sejam pensadas como políticas públicas.