Fórumcast #19
14 de novembro de 2016, 18h43

Escritora a homem que inocentou racismo de Trump: “não cabe a você dizer o que é racismo”

Escritora nigeriana apontou imposição de lugar de fala de editor-chefe da American Spectator que defendeu Trump das acusações de racismo.

Chimamanda Ngozi Adichi apontou imposição de lugar de fala de editor-chefe da American Spectator que defendeu Trump das acusações de racismo.

Por Redação

Convidados para discutir a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichi e R. Emmet Tyrell, editor-chefe da American Spectator, protagonizaram uma discussão sobre lugar de fala ao vivo na BBC Newsnight.

Tyrell defendeu o novo presidente dos Estados Unidos, “Não é verdade, ele nunca foi racista”, disse. A autora de “Americanah” e de “Sejamos todos feministas” respondeu prontamente, “Me desculpe, mas se você é um homem branco, não cabe a você dizer o que é racismo. Não mesmo”.

Se você está gostando desta matéria, apoie a Fórum se tornando sócio. Pra fazer jornalismo de qualidade nós precisamos do seu apoio.

Ao ser contrariado, Tyrell tentou deslegitimar a fala de Chimamanda, para encerrar o assunto, a autora ainda tentou, mais uma vez, explicar ao editor o que era lugar de fala: “Não, você não senta aqui e diz que ele não é racista. Objetivamente falando, Donald Trump é racista. Isso não é sobre a sua opinião é sobre um fato”, disse.

Veja também:  Com economia brasileira no mesmo rumo da argentina, Guedes pede "um ano ou dois" para seu governo liberal

Veja o momento (em inglês):

 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum