Esperança: Idosos começam a se vacinar em Manaus e celebram a ciência

"Vivemos numa cidade em que muita gente tenta desacreditar as vacinas só por causa de política. Mas temos que acreditar na ciência e ponto final", desabafou o filho de um dos idosos vacinados

Foto: Tadeu Júnior
Escrito en NOTÍCIAS el

Por Mário Adolfo Filho

Idosos com idade acima dos 80 anos acordaram cedo em Manaus e foram às ruas logo no início da manhã desta sexta-feira (29) para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Durante a vacinação, tanto os idosos quanto os familiares se mostraram emocionados por garantir a imunização contra o coronavírus, que já levou mais de sete mil vidas no estado.

Jano da Silva Amorim, de 83 anos, foi o primeiro a tomar vacina no ponto fixo do Sesc. Ele disse que chegou ao local por volta das 6h e se mostrou muito esperançoso ao mostrar o cartão de vacinação. E pediu para que as pessoas acreditarem na imunização. "Eu vim de carro por aplicativo. Graças a Deus já tomei a vacina. Estou ansioso pela segunda dose, mas só em abril. Vamos acreditar que a vacina funciona", afirmou aos jornalistas.

No ponto que funcionava na Unip, João Carlos, de 45 anos, que levava a avó para se vacinar e se emocionou, afirmando que é um dia importante para Manaus. "Vivemos numa cidade em que muita gente tenta desacreditar as vacinas só por causa de política. Mas temos que acreditar na ciência e ponto final", desabafou.

Doses – Um total de 50,3 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford começa a ser aplicado em duas doses, com intervalo entre 8 e 12 semanas, para idosos acima dos 80 anos.

Nesta sexta-feira, a vacinação é para os nascidos em janeiro e fevereiro. Amanhã, entre março e abril; no domingo (31), entre maio e junho; segunda-feira (31), os nascidos em julho e agosto; na terça (2), entre setembro e outubro; e na quarta-feira (3), entre novembro e dezembro.

O número de imunizantes disponibilizados é suficiente para cobrir 100% dos idosos nessa faixa etária e mais o total da população que tem entre 75 e 79 anos, além de 37% para os que estão entre os 70 e 74 anos de idade do município.