“Eu respeito o meu colega”, diz Marco Aurélio Mello sobre Moro

Ministro do STF ainda afirmou que o ex-ministro e ex-juiz "não pode ser execrado"

Escrito en NOTÍCIAS el

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, saiu em defesa do ex-ministro da Justiça e ex-juiz, Sergio Moro, e afirmou que ele não pode ser execrado. "Não podemos, a esta altura da vida judiciante, execrar o juiz Sergio Moro. Ele tem uma folha de serviços prestados ao país", afirmou Mello.

A fala do ministro do STF se deu após o seu colega, Edson Fachin, anular, nesta segunda-feira (8), as condenações do ex-presidente Lula na Lava Jato e, simultaneamente, extinguir os processos que apontavam parcialidade do ex-juiz Moro.

A defesa do ex-presidente entrou com uma ação em que acusa o ex-juiz Sergio Moro de parcialidade quando julgava os processos da Operação Lava Jato. Porém, ao anular as condenações de Lula, Fachin também extinguiu os processos que questionavam a falta de imparcialidade de Moro nos julgamentos.

"Eu respeito o meu colega, havia uma tutela de urgência no pedido de habeas corpus e a sua análise é, de fato, uma atribuição do relator. Agora, precisamos ver qual será a posição da Procuradoria Geral da República (PGR). Cabe a ela recorrer", disse Mello.

Logo após a decisão de Fachin, a Procuradoria Geral da República (PGR) informou que vai recorrer da decisão.

Fachin anula todos os processos da Lava Jato contra Lula; ex-presidente se torna elegível

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta segunda-feira (8) anular todas as condenações contra o ex-presidente Lula promovidas pela Justiça Federal de Curitiba.

Fachin atendeu a um habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente que dizia que alegava incompetência de Curitiba para o julgamento dos casos do Triplex do Guarujá, do Sítio de Atibaia e da Instituto Lula.

PGR vai recorrer da decisão de Fachin que anulou processos de Lula

Poucas horas após ser divulgada a decisão de Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou todas as condenações do ex-presidente Lula no âmbito da Lava Jato em Curitiba, a Procuradoria-Geral da República (PGR) anunciou que vai recorrer.

Augusto Aras, procurador-geral da República, já determinou à sua equipe que prepare um recurso contra a decisão do ministro do STF.