Fantástico: Estudo que baseia liberação de cloroquina por Bolsonaro é fraudulento

Programa da TV Globo mostrou que pesquisa recente e ampla prova que a substância não é eficaz para tratar coronavírus e pode matar

Foto: Reprodução/TV Globo
Escrito en MÍDIA el

A edição deste domingo (24/5) do Fantástico destacou que a eficácia da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento do coronavírus não foi comprovada. O programa da TV Globo entrevistou especialistas, que analisaram estudos científicos sobre a substância.

O Fantástico mostrou que o estudo mais recente e amplo, com o maior número de pacientes até agora, não só prova que a cloroquina e a hidroxicloroquina não ajudam no tratamento de pessoas com coronavírus, como mataram pessoas, desencadeando problemas cardíacos.

O estudo mostrado pelo programa foi publicado pela The Lancet, a mais importante revista científica de Saúde.

O Fantástico também criticou a pressão do presidente Jair Bolsonaro para liberar os remédios já para pacientes com sintomas leves. Segundo o programa, ele e outros líderes seguem uma avaliação equivocada do presidente dos EUA, Donald Trump.

Especialistas entrevistados também criticaram os dois estudos científicos citados no protocolo do Ministério da Saúde para liberar a cloroquina. Um é um estudo chinês, que não foi feito com pessoas e apenas com células em laboratório.

O outro, um estudo francês, está sendo investigado por suspeita de fraude pela própria revista que o publicou. Os procedimentos adotados são de baixa qualidade e a amostra de pessoas é pequena. O estudo ainda aponta uma taxa de 100% de sucesso para a cloroquina, mas excluiu pacientes que morreram ou deixaram de participar por não aguentarem os efeitos colaterais.

O Fantástico também mostrou a explosão de conteúdos falsos nas redes sociais sobre o sucesso da cloroquina.