Fantástico mostra famílias que não têm o que comer e lembra fala de Bolsonaro negando fome no país

Matéria teve como base Nobel da Paz concedido a Programa Mundial de Alimentos da ONU; entrevistados não conseguiram auxílio emergencial

O catador de latinha Irapuã Oliveira consola a filha que chora antes de comer, quanto seus pais só vão observar (Foto Reprodução / TV Globo)
Escrito en BRASIL el

Na edição deste domingo (11), o Fantástico, da Rede Globo, mostrou famílias que passam algum dia da semana sem ter o que comer – e isso a 40 minutos do centro do Rio. A reportagem tinha como gancho o Prêmio Nobel da Paz concedido na semana passada ao Programa Mundial de Alimentos da ONU.

Na matéria, três famílias foram entrevistadas em Japeri, na Baixada Fluminense. O repórter Marcelo Canellas lembra que é o segundo estado mais rico do país. Cada uma delas mostra a geladeira ou despensa e relata a dificuldade para conseguir comida. Os entrevistados questionados disseram que não conseguiram o auxílio emergencial.

A reportagem lembra que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou, no mês passado, que 10,1 milhões de pessoas estão na situação de ficar ao menos um dia por semana sem ter o que comer, chamado de “insegurança alimentar grave”. E isso em 2018.

E fez questão de relembrar frase do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no ano passado, em entrevista a correspondentes estrangeiros, em que ele negou que houvesse fome no país.

A matéria mostrou a sequência inteira, legendada. Nela, Bolsonaro afirma: “Falar que se passa mal no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome? Não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com o físico esquelético como a gente vê em alguns países aí pelo mundo”.

Relatos

Em uma das casas, a dona de casa Andressa Garcia Oliveira, com sete filhos, confirma que fica às vezes um dia inteiro sem comer. Ela contou que seu arroz tinha acabado naquele dia e ia buscar o alimento na casa da mãe. Ela recebe o Bolsa Família, que dura apenas dez dias.  

A dona de casa Maria de Lourdes Silva teve o pagamento reduzido por empréstimos consignados. Ela mostra a geladeira com uma panela com arroz e garrafa de água, apenas. “Amanhã eu não sei se vou comer.”

Outra entrevista foi com o catador de latinha Irapuã de Oliveira Barros. Ele e a mulher estão morando com os quatro filhos de favor nos fundos de uma igreja evangélica e mostram a despensa, com menos de cinco pacotes de comida. Sua renda mensal é de R$ 20 a R$ 40. “Por mês?”, pergunta o repórter, espantado. O casal faz macarrão para as filhas e não come. A mais velha chora antes de começar a comer.

Isabela Alves Oliveira, a mulher do catador de latinhas, diz que não conseguiu o auxílio emergencial e não tem o Bolsa Família.

Fora do mapa da fome com Dilma

Na reportagem, é lembrado que o Brasil já foi muito elogiado pelo programa da Organização das Nações Unidas premiado com o Nobel. E que o país foi retirado do mapa da fome mundial em 2013. O programa da Rede Globo não mencionou, mas naquele ano o Brasil era presidido por Dilma Rousseff e fazia dez anos que o PT estava governando o país.

Daniel Balaban, diretor do Programa Mundial de Alimentos (WFP, na sigla em inglês) no Brasil disse que desde lá, número voltou a crescer.

No mapa da fome, figuram países que têm mais de 5% de sua população na situação de “insegurança alimentar grave” – que ficam ao menos uma vez por semana sem comer. Com 10 milhões de pessoas nessa situação em 2018, o pior índice desde 2004. “O número do IBGE mostra que estava no limiar do mapa da fome. E nós acreditamos que o número hoje é maior”, disse Belaban.