Festival CoMA: Linn da Quebrada, Leandrinha Du Art, Jota Mombaça e a descolonização do afeto

Podcast Laboratório do Mundo trará resultado dessas reflexões assim que chegar às plataformas de streaming nesta quinta (12)

Divulgação
Escrito en NOTÍCIAS el

Falar sobre afeto, “por uma perspectiva que parte da nossa sociedade e do encontro, e que tenta fugir ao máximo das colônias de dominação dos nossos corpos e afetos pelos quais as nossas redes se formam”, é como resume Linn da Quebrada sobre o terceiro episódio do Laboratório de Mundo, podcast do Festival CoMA. Acompanhada de Leandrinha Du Art e Jota Mombaça, a multiartista desmembra o significado de afeto, a partir de uma perspectiva de descolonização. O resultado dessas reflexões chega nas plataformas de streaming no dia 12 de agosto (ouça aqui: https://anchor.fm/festival-coma).

“A única forma de pensar a descolonização de uma maneira realmente poderosa, é não pensá-la como metáfora, ou seja, não pensá-la como significando outra coisa que não, objetivamente, as transformações das relações materiais e políticas", explica Jota Mombaça, artista e escritora, sobre o conceito que guia o papo. Leandrinha Du Art, ativista pelos direitos de pessoas trans e com deficiência, expande ainda mais a pluralidade de pontos de vista e destaca a profundidade das raízes culturais que colonizam essas subjetividades. “Descolonizar esses afetos é admitir que a gente precisa desconstruir da base essa padronagem de afetos que vem enraizada desde os processos fundamentalistas e religiosos, até processos hétero-cis-normativos”, completa.

O próximo episódio reúne Ellen Monielle e Thiago Torres para debater sobre o cuidado, seja consigo, com o outro ou com a natureza. Na estreia do podcast, Linn recebeu Verônica Oliveira (@faxinaboa) e de Alê Garcia (@alegarcia) para uma conversa sobre equidade, diversidade e inclusão (ouça aqui: https://anchor.fm/festival-coma/episodes/01--Diversidade-e-Incluso-e15gb8g/a-a69j28q).

Programação:
05/08 | “Diverso e inclusivo”, com Verônica Oliveira e Alê Garcia
12/08 | “Descolonização do afeto”, com Leandrinha Du Art e Jota Mombaça
19/08 | “Autocuidado”, com Ellen Monielle e Thiago Torres
26/08 | “Tempo e ancestralidade”, com Luedji Luna e Pai Rodney
02/09 | “Saúde e Cultura”, com Teresa Cristina e Lucas Veiga
09/09 | “Consumo consciente e o meio ambiente”, com Giovanna Nader e André Carvalhal
16/09 | “Cocriação”, com Fióti, Jaque Fernandes e Srta. Bira
23/09 | “Novo mundo de trabalho”, com Nathaly Dias e Monique Evelle