Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de fevereiro de 2012, 19h14

FSM 2010: várias atividades marcam uma década do Fórum Social Mundial

Em 2010, o Fórum Social Mundial celebrará 10 anos. Para marcar a data, o Conselho Internacional (CI) do FSM decidiu, em sua última reunião, realizada em maio em Rabat, no Marrocos, que ao longo de todo o próximo ano o processo terá um caráter permanente, com múltiplos eventos em todo o mundo. O CI propõe que o tema da crise global – entendida não apenas como crise econômica, mas também ambiental, alimentar, energética, civilizacional, enfim, humanitária – seja o elemento de identidade comum do processo no ano que vem, respeitando, contudo, a autonomia dos organizadores locais na definição das temáticas a serem abordadas em cada evento.

Tal estratégia tem como objetivo fazer com que o espaço do FSM impulsione a articulação das organizações e movimentos sociais em busca de respostas e alternativas à crise global. Para o CI, o desafio que está colocado é não apenas o de responder aos ataques em curso contra as condições de vida e de trabalho, mas também de construir uma saída diferente para a crise, que permita substituir o neoliberalismo por um modelo social mais justo.

Inúmeras iniciativas para 2010 já foram apresentadas, entre fóruns mundiais temáticos, regionais e nacionais. Apesar de muitas datas ainda não estarem confirmadas – já está em curso a preparação dos seguintes eventos, aos quais poderão se somar outros:

Janeiro:
– 24 a 28: Seminário 10 anos do Fórum Social Mundial, Porto Alegre, Brasil.
– Fórum Social Catalão sobre Alternativas para a Crise.

Março:
– 22 a 26: Fórum Urbano Mundial (preparatório para a Assembléia Mundial de Habitantes, em 2011), Rio de Janeiro, Brasil.
– 26 a 28: Fórum Temático sobre "Crise Civilizacional, Bem Viver e Paradigmas Alternativas", Cuzco, Peru.

Junho:
– 22 a 26: Fórum Social EUA sobre migração, habitação e guerras. Detroit, EUA.
– Fórum Social Europeu. Istambul, Turquia, data a confirmar.

Julho:
– 20 e 21: Foro Social Américas, Assunção, Paraguai.

Setembro/Outubro:
– Fórum Mundial de Educação, Palestina. Data a confirmar.

Dezembro:
– 9 a 13: Fórum Mundial de Educação Temático sobre Educação, Investigação e Cultura de Paz, Santiago de Compostela, Galícia, Espanha.

Sem previsão de data:
– Fóruns Temáticos na região do Maghreb-Machrek:
* Questões trabalhistas na Argélia;
* Questões de gênero na Jordânia;
* Sobre Trabalhadores Rurais, Camponeses e Saúde, no Egito;
* Fórum sobre Movimentos Sociais no Marrocos;
* Fórum Social Iraque (não confirmado).
– Fórum Temático sobre Democracia (a ser definido), Bangladesh.
– Fórum Direitos Coletivos dos Povos, Catalunha.
– Fórum Temático sobre Alternativas à Crise Financeira, Cidade do México.

Na próxima reunião do CI, que será realizada em outubro de 2009, em Montreal (Canadá), haverá a continuação do debate sobre o processo FSM 2010. A idéia é que haja um slogan e um visual comuns a todos os eventos, que deverão levar também o selo da celebração dos 10 anos do fórum. 2010 será, portanto, um ano-chave entre as ações em curso em 2009 e a realização do FSM África, que acontecerá em 2011 no Senegal.

Veja mais na página oficial do FSM.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags