Globo demite "repórter secreto" do Fantástico e José Hamilton Ribeiro

Veteranos saíram em mais uma onda de cortes iniciada nas últimas semanas devido a uma crise na emissora, que tem enfrentado os piores índices de ibope

"Repórter secreto” do Fantástico e José Hamilton Ribeiro foram demitidos da Globo. Reprodução/TV Globo
Escrito en BLOGS el

Em mais uma onda de cortes iniciada nas últimas semanas, a Rede Globo demitiu dois veteranos da empresa: Eduardo Faustino, conhecido como "repórter secreto" do "Fantástico", e José Hamilton Ribeiro. Ambos foram desligados nesta quinta-feira (25).

De acordo com o Splash, do UOL, as demissões foram amigáveis e causaram grande comoção na empresa. Ribeiro estava há mais de 40 anos no jornalismo da Globo e teve passagens pelo "Fantástico", "Globo Repórter" e "Globo Rural".

Na década de 1960, o jornalista perdeu a perna após pisar em uma mina terrestre durante a Guerra do Vietnã. Entre as principais reportagens dele estão na "Trilha da Onça", "Um passeio pelo Vietnã", "O ciclo do tropeirismo", "O trabalho dos índios bakairis" e uma investigação científica no Rio Paraguai.

Já Faustini era repórter investigativo do "Fantástico" e nunca mostrou o rosto na televisão. Ele estava na emissora desde 1996 e era responsável pela série "Cadê o dinheiro que estava aqui?", exibida pelo Fantástico desde 2014, com denúncias sobre corrupção e desvio de impostos.

Segundo o colunista do Splash Guilherme Ravache, a Globo tem enfrentado os piores índices de ibope e o menor lucro líquido.

No primeiro semestre de 2021, fechou com um prejuízo de R$ 144 milhões. O número representa uma piora de 122% em relação a 2020, quando a empresa teve um prejuízo de R$ 51 milhões no mesmo período. Por isso, tem cortado profissionais mais antigos, ou seja, com salários mais altos.