Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
22 de janeiro de 2020, 14h09

Governo do Peru cria “brigada antivenezuelanos” e alimenta discurso xenofóbico no país

Ministro do Interior alega que “há uma comoção no país pela presença de delinquentes estrangeiros, a maioria venezuelanos”, mas rejeita críticas de que a medida seria preconceituosa, dizendo que “são delinquentes que desprestigiam a comunidade venezuelana em nosso país”.

Nesta terça-feira (21), o ministro do Interior do Peru, Carlos Morán, anunciou a criação de uma brigada especial da polícia do país para tratar de crimes envolvendo imigrantes venezuelanos. Apesar de assegurar que a medida “não é xenofóbica”, o novo departamento já ganhou o apelido de “brigada antivenezuelanos”, por parte da imprensa local e estrangeira.

Segundo Morán, “há uma comoção no país pela presença de delinquentes estrangeiros, e a maioria, gostemos ou não, é de venezuelanos, que realizam roubos, homicídios, promovem o tráfico de drogas, a prostituição e o proxenetismo, e não podemos deixar que isso aconteça”.

No entanto, o ministro peruano rechaçou a acusação de que a nova instituição tenha um viés xenofóbico. “Não estamos dizendo que a maioria dos venezuelanos são delinquentes, mas há muitos que sim, e eles desprestigiam a comunidade venezuelana em nosso país.”

Além disso, Morán afirmou que “a presença de delinquentes venezuelanos no país diminuiu nos últimos anos, quando reforçamos as barreiras em nossas fronteiras, com controles de câmaras biométricas e outros recursos tecnológicos”.

O ministro terminou seu discurso dizendo que “os venezuelanos que vieram ao Peru para delinquir só têm dois caminhos: ou vão para a cadeia ou vão embora do país”.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum