Governo venezuelano doará oxigênio para Manaus diariamente

A carga de oxigênio que o governo venezuelano está enviando para Manaus é uma coisa. O carregamento que a White Martins está importando do mesmo país é outra.

Foto: Tadeu Júnior
Escrito en BRASIL el

Por Mário Adolfo Filho*, exclusivo para a Revista Fórum de Manaus

O primeiro carregamento de oxigênio doado pelo governo venezuelano ao Amazonas já tem data definida para sair. Nesta segunda-feira, 18/01, oito caminhões partem do estado de Bolívar, com destino a Manaus. De acordo com o consulado bolivariano na capital do Amazonas, os veículos devem demorar três dias para chegar ao destino.

Durante toda a semana, apoiadores de Jair Bolsonaro tentaram confundir as ações do governo latino. Isso porque a empresa White Martins também anunciou que traria oxigênio da Venezuela. Narrativa viralizada na internet apontava que o carregamento com destino a Manaus era da multinacional e que o governo estaria apenas auxiliando com a liberação do material.

A carga de oxigênio que o governo venezuelano está enviando para Manaus é uma coisa. O carregamento que a White Martins está importando do mesmo país é outra. O esclarecimento foi feito pela própria empresa e pelo governo bolivariano, ambos em contato com a Revista Fórum.

A Venezuela está disponibilizando dois terços da produção de oxigênio de sua planta industrial de Puerto Ordaz para atender a emergência sanitária do Amazonas. A fábrica fica a 1.500 km de Manaus e foi reativada em março de 2020 para a fabricação do material. A carga sairia na sexta-feira, mas por exigências sanitárias brasileiras, os caminhões com 18 toneladas de oxigênio cada um (cerca de 100 mil m³ de oxigênio no total) acabaram atrasando. Depois do envio dessa carga grande, serão dois caminhões por dia (cerca de 25 mil m³).

Além disso, não terá custo para o Brasil, pois o governo Maduro está doando esse insumo ao governo do Amazonas. “Esse envio tem caráter de ajuda humanitária, por isso a Venezuela não está cobrando nada por isso. Inclusive a logística dessas primeiras cargas está sendo fornecida por nós [poder público venezuelano", diz o governador do Estado de Bolívar, Justo Noguera.

A White Martins, que atualmente produz 28 mil m³ em Manaus, é a maior fornecedora do Governo do Amazonas.  A empresa também possui uma planta industrial na Venezuela, mas no estado de Aragua, que fica na costa norte da Venezuela, no outro extremo da fronteira com o Brasil.

"São coisas diferentes. A doação do governo venezuelano é outra coisa. Estamos trazendo para o Brasil nossa carga de oxigênio que temos na Venezuela para suprir a demanda do Estado", informou a assessoria de comunicação da White Martins.

* Mário Adolfo Filho é jornalista formado pela Ufam, com passagem pelos principais jornais de Manaus e quase 20 anos de profissão. Foi secretário de Comunicação da Prefeitura de Manaus, assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e Câmara Municipal de Manaus. Atualmente dirige os portais Toda Hora e Blog do Mário Adolfo.