“Hoje celebramos o triunfo de uma causa: a democracia”, diz Biden em discurso de posse

Novo presidente dos EUA tomou posse pedindo união do país para enfrentar desafios, como desemprego e pandemia do coronavírus, e extremismos

Joe Biden durante o juramento de posse, ao lado da esposa, Jil (Foto Reprodução Twitter)
Escrito en GLOBAL el

O democrata Joe Biden tomou posse oficialmente como o 46º presidente dos Estados Unidos. Ele fez o juramento de posse sobre a Bíblia e não fez o pronunciamento. Estava ao lado de sua esposa, Jil Biden.

Ele começou o discurso de posse dizendo: “Hoje é o dia dos EUA. Da Democracia. De história e esperança.”

E continuou, dizendo: “Por eras os EUA superaram muitos desafios. Hoje celebramos o triunfo de uma causa: a democracia. a vontade do povo foi ouvida e concretizada. A democracia é preciosa e frágil. E ela permaneceu”, afirmou.

Biden ainda disse que poucos assumiram a Presidência dos EUA com tantos desafios como os que ele vai enfrentar, como a pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 400 mil pessoas naquele país, e o desemprego. Mas pediu união de todos para enfrentá-los.

“Discordâncias não precisam levar à desunião, e eu serei o presidente de todos os americanos”, afirmou Biden. “Prometo que vou lutar tanto para aqueles que não me apoiaram como para aqueles que me apoiaram”, disse.

Católico, Biden citou um santo de sua religião em seu discurso: “Santo Agostinho escreveu que povo era multidão que deve achar um objetivo comum de seu amor. Quais são os pontos comuns que nós amamos, que nos definem como americanos? Acho que nós sabemos”, afirmou. Então, citou uma série de conceitos que, em sua visão, definem a população do país que vai governar. “Oportunidade, segurança, liberdade, dignidade, respeito, honra, e, sim, a verdade”, declarou.

Na sequência, ele deu uma estocada em seu antecessor, Donald Trump, que divulgou muitas fake news ao longo de seu governo. “Esses meses e semanas recentes nos ensinaram lições dolorosas. Há verdades e há mentiras, mentiras que são ditas por poder e por benefício próprio. Isso nos leva a uma responsabilidade, como cidadãos, especialmente como líderes, os líderes que se comprometeram a honrar nossa Constituição, a proteger nossa nação, defender a verdade e derrotar as mentiras”, afirmou.

E terminou falando: “Que Deus abençoe a América e abençoe nossas tropas”.

Cerimônia

O juramento de Kamala Harris para tomar posse como vice-presidenta foi conduzido pela juíza Sonia Sottomayor, primeira juíza hispano-americana da mais alta corte dos EUA. A vice fez o juramento com as mãos sobre duas Bíblias, uma delas teria sido colocada na cerimônia a pedido de uma amiga

A cantora Lady Gaga cantou o hino dos Estados Unidos, com um vestido que tinha uma pomba dourada na parte de cima. A cantora Jennifer Lopez também participou da cerimônia, que teve status de show pop em frente à Casa Branca, sede do governo estadunidense.

"Uma nação com liberdade e justiça para todos", disse em espanhol a cantora de origem porto-riquenha.

Texto em atualização