Ibope: Dilma cresce e abre 22 pontos de vantagem sobre Marina

De acordo pesquisa divulgada nesta quinta (26), presidenta lidera nas citações espontâneas, com 19%, e em todos os cenários do segundo turno

Wilson Dias/ABr
Escrito en POLÍTICA el

De acordo com pesquisa divulgada nesta quinta (26), presidenta lidera nas citações espontâneas, com 19%, e em todos os cenários do segundo turno

Da Redação

[caption id="attachment_32028" align="alignright" width="360"] Dilma subiu 8% em relação à última pesquisa do Ibope de julho (Foto: Wilson Dias/ABr)[/caption]

Pesquisa realizada pelo Ibope analisou as intenções de voto para presidente da República no ano que vem. Dilma Rousseff abriu 22 pontos de vantagem sobre a segunda colocada, Marina Silva. No último levantamento do instituto, em julho, a diferença era de 8 pontos.

No cenário com Aécio Neves (PSDB), Dilma ganharia com 38% das intenções, seguida por Marina (16%), Aécio (11%) e Eduardo Campos (4%). Votos brancos e nulos somam 15% e os indecisos, 16%.

Já com o tucano José Serra na disputa, Dilma aparece com 37% das intenções, seguida de Marina Silva, com 16%. Serra aparece em terceiro, com 12%, e Eduardo Campos, com 4%. Votos brancos e nulos totalizam 14% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 16%.

Em relação às citações espontâneas, sem que sejam apresentados cenários, Dilma aparece com maior percentual (19%). Em seguida, está o ex-presidente Lula, com 11%, Aécio Neves, com 5%, Marina Silva, com 4%, José Serra, com 3%, e Eduardo Campos, com 1% das intenções de voto. Outros possíveis candidatos não somam 1% das menções. Os indecisos somam 45% e 12% dizem que votariam em branco ou nulo.

Segundo turno

O Ibope também analisou possíveis cenários de segundo turno. Com Aécio Neves, Dilma teria 45%, contra 21% do tucano. Votos brancos e nulos somam 20% e os indecisos, 15%.

Com Marina Silva, Dilma teria 43%, ante 26% da ex-senadora. Votos brancos e nulos totalizam 17% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 14%. Já com Eduardo Campos, a presidenta teria 46% das intenções de voto, enquanto o governador pernambucano, 14%. Votos brancos e nulos somam 23% e os indecisos, 17%. No último cenário, entre Dilma e José Serra, a presidenta seria eleita com 45%, contra 21% de Serra. Votos brancos e nulos totalizam 20% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 14%.

A pesquisa também mostra que José Serra é o campeão de rejeição: 47% dos eleitores não votariam nele de jeito nenhum. Marina Silva e Edurado Campos têm 36% de rejeição. Já 35% não votariam em Aécio Neves e 34% não votariam em Dilma Rousseff. O Ibope ouviu 2002 eleitores, com 16 anos ou mais, entre os dias 12 e 16 de setembro, em 141 municípios. Segundo o instituto, o intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais.