Fórumcast, o podcast da Fórum
24 de agosto de 2019, 20h58

IG censura advogado que fez texto contra ação de Witzel

Walfrido Warde escrevia a coluna Poder para o Povo no site de notícias

Depois de quase oito meses escrevendo para o portal IG, a advogado Walfrido Warde pediu para não continuar com a coluna Poder para o Povo que mantinha no site. O colunista não concordou com atitude da chefia da empresa que retirou do ar um texto de sua autoria que criticava a polícia do Rio de Janeiro pelo desfecho do sequestro do ônibus na ponte Rio – Niterói, na última terça-feira (20).

“Eles me disseram que os acionistas e controladores não concordaram com o texto”, falou Warde, em entrevista à Revista Fórum. O advogado também afirma que a atitude da empresa é um tipo de censura.

Segundo Warde, o texto não era uma crítica direta ao governador Wilson Witzel, mas a forma como se deu toda a operação que culminou com a morte de William Augusto da Silva, depois de disparos de atiradores de elite da polícia do Rio de Janeiro.

“O texto que eu escrevi é sobre como o Estado tem de tratar a violência, que as vezes é necessário para salvar vidas humanas. Mas quando acontece o Estado deve agir de maneira sóbria. Quando o estado mata é porque outras políticas públicas falharam.”

Walfrido Warne pretende continuar escrevendo seus artigos e diz que em breve eles devem ser publicados em outro site.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum