Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
24 de agosto de 2016, 17h45

Justiça manda Facebook excluir perfis com sátiras de João Dória

Os perfis “João Escória” e “João Dolar Júnior” foram considerados “ofensivos” e foram retirados do ar a pedido da coligação do PSDB chamada Acelera SP

Por Redação

A Justiça Eleitoral mandou o Facebook excluir perfis que fazem sátira com o candidato à prefeitura de São Paulo, João Dória (PSDB). Os perfis “João Escória” e “João Dolar Júnior” foram considerados “ofensivos” e foram retirados do ar a pedido da coligação do PSDB chamada Acelera SP.

Na decisão sobre o perfil “João Escória”, o juiz Sidney da Silva Braga disse que o perfil “atinge a honra” de Dória e que “ultrapassa os limites da liberdade de expressão”.

“Se, de um lado, todos têm direito à livre expressão de sua opinião, têm, também, o dever de expressar tal opinião de forma que não atinja a honra de ninguém, tanto a subjetiva (conceito de si mesmo) quanto a objetiva (reputação perante a sociedade em geral)”, escreveu.

Leia aqui também: Apos piadas, assessoria de Dória pede que ele não seja fotografado enquanto come

O juiz Marcio Teixeira Laranjo, responsável pelo caso do perfil “João Dolar Júnior”, determinou a exclusão do perfil no prazo de 24 horas sob pena de multa diária de R$ 2.000, além de obrigar o Facebook a fornecer os dados dos donos da página.

Segundo o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), o Facebook não costuma ceder informações de usuários. As informações foram publicadas no jornal Folha de S.Paulo.

Essa não é a primeira vez que o tucano fica ofendidos com piadas feita a seu respeito. A assessoria do candidato pediu que Dória não seja fotografado ou filmado enquanto come, para que respeitem esse “momento de privacidade”. Imagens dele fazendo careta viralizaram nas redes sociais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum