Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
27 de janeiro de 2020, 16h12

Líder da extrema-direita, Salvini tem derrota na Itália em eleições regionais

Salvini tentava vencer disputa na região de Emilia-Romagna, bastião histórico da centro-esquerda, para questionar o apoio popular do primeiro-ministro Giuseppe Conte, seu ex-aliado. Mas não teve sucesso.

Matteo Salvini. Foto: Reprodução Facebook

As eleições regionais realizadas em Emilia-Romagna e na Calábria terminaram com vitória apenas parcial para o líder da extrema-direita italiana, Matteo Salvini. Seu partido, a Liga do Norte, esperava vencer nas duas votações, mas só conseguiu se impor em uma (Calábria).

A disputa em Emilia-Romagna era a mais importante, por se tratar de um bastião histórico da centro-esquerda, onde uma vitória da Liga significaria uma grande demonstração de força. Mas não foi o que aconteceu.

Ainda sem a apuração concluída, as projeções indicam que o candidato do Partido Democrata (PD, de centro-esquerda), Stefano Bonaccini venceu com índice entre 51% e 53%, enquanto Lucia Borgonzoni, candidata da Liga, ficaria com algo entre 43% e 47%.

Na Calábria sim a Liga venceu, com Jole Santeli obtendo 52% dos votos, contra 33% de Filippo Calipo, representante da centro-esquerda.

Dias antes da votação, Salvini fez discurso triunfante, e disse que a “provável” vitória da Liga em ambas as regiões seria um indício de que o atual governo do primeiro-ministro Giuseppe Conte já não conta com apoio da população, e por isso ele pediria a antecipação das eleições nacionais, o que terá que ser reavaliado pelo líder da ultradireita fascista italiana.

Vale lembrar que Salvini foi aliado de Conte e seu ministro do Interior, entre junho de 2018 e setembro de 2019, até que uma desavença entre a Liga e o Movimento 5 Estrelas (que sustenta Conte no poder) o levou a deixar o cargo e se tornar um opositor do governo. Desde então, ele tenta forçar uma nova eleição para que a Liga possa chegar ao poder com menos dependência de uma coalizão com os partidos de centro.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum