Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
30 de Maio de 2016, 17h05

Líder de partido ultradireitista é nomeado ministro da Defesa de Israel

Ex-titular da pasta, que pertence ao partido do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel está sendo tomada por “elementos perigosos e extremos”

Por Redação

Nesta segunda-feira (30), Avigdor Lieberman, líder do partido ultranacionalista Yisrael Beiteinu, assumiu o cargo de ministro da Defesa de Israel, substituindo Moshe Yaalon, membro militante do Linkud, partido conservador ao qual pertence o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu. Em comunicado oficial, o primeiro-ministro afirma que a aprovação de Lieberman para o cargo foi unânime no governo.

A nomeação é parte de um acordo discutido nos bastidores do governo, que pretende incluir o partido ultranacionalista Yisrael Beiteinu na coalizão governamental, de maneira que Netanyahu tenha controle de 66 das 121 cadeiras do parlamento contra as 61 do início de seu mandato.

O novo ministro de Defesa é conhecido por comentários inflamados contra a causa palestina. Especialistas e líderes palestinos se mostraram preocupados com as pautas territoriais que Lieberman assumirá, entre elas, a pasta que supervisiona os ocupados.

Em tom diferente de comentários anteriores nos quais pedia maior firmeza do governo contra ataques palestinos, bem como a criação de blocos para o grupo na Cisjordânia, Lieberman respondeu às preocupações afirmando buscar a instituição de uma política “responsável e equilibrada”.

Renúncia de Yaalon

Yaalon renunciou ao cargo na última sexta-feira (27), após saber que o título foi oferecido ao líder do partido de ultradireita. Em comentário à nomeação, afirmou que Israel está sendo tomada por “elementos perigosos e extremos”.

Em seu Facebook e Twitter oficiais, o ex-titular de Defesa de Israel escreveu: “Esta manhã, informei ao primeiro-ministro que, após sua gestão dos últimos desenvolvimentos, e à luz da minha falta de fé nele, eu estou renunciando ao governo e ao parlamento, e tirando um tempo da vida política”.

Foto de capa: Jonathan Klinger, outubro de 2013


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum