Fórumcast, o podcast da Fórum
22 de novembro de 2013, 17h25

Lula: Reeleição de Dilma será resposta às prisões do mensalão

Ex-presidente disse que o PT precisa "ter coragem" de fazer o debate político "no momento certo", que afirmou ser a campanha eleitoral de 2014

Ex-presidente disse que o PT precisa “ter coragem” de fazer o debate político “no momento certo”, que afirmou ser a campanha eleitoral de 2014

Por Brasil 247

Ex-presidente Lula (Foto: Valter Campanato/ABr)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, durante encontro de prefeitos e vice-prefeitos petistas em Santo André, no ABC paulista, nesta quinta-feira (21) que o PT deve respeitar decisões judiciais, mas fez uma crítica indireta ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, e afirmou que a resposta da sigla deve ser a reeleição de Dilma Rousseff em 2014. Lula afirmou que o partido é alvo de ataques “por conta do nosso sucesso, do ódio disseminado contra nós” e defendeu respeito à história dos petistas presos.

“Hoje nós temos companheiros condenados. Temos sentença dada. A pena de cada companheiro está determinada já. Mas o que não pode é tentar tripudiar em cima da condenação das pessoas, sem respeitar o histórico das pessoas e a lei. Tem uma lei, tem uma decisão e o que nós queremos é que a decisão seja cumprida tal como ela foi determinada, e não pela vontade de alguém”, disse.

Lula defendeu punição a quem tiver culpa comprovada, mas disse acreditar que as sanções só são aplicadas a integrantes do PT. “Nosso lema é o seguinte: para nós, todo e qualquer cidadão deve ser inocente até prova em contrário. Na hora que provar, puna quem quer que seja, seja meu parente ou meu adversário. A lei é para todos. Isso vale para nós, isso vale para eles. Agora, a lei parece que só vale para o PT”, declarou.

Ele disse que o PT precisa “ter coragem” de fazer o debate político “no momento certo”, que afirmou ser a campanha eleitoral de 2014. “A resposta que a gente vai dar para eles é garantir o segundo mandato da companheira Dilma Rousseff. E se em algum momento faltar argumento para dizer por que que a Dilma tem que ter um segundo mandato, vocês falam: ‘porque o Lula foi melhor no seu segundo mandato, e ela vai ser melhor no segundo mandato'”, disse.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum