Lula já supera Bolsonaro no Acre, onde o presidente teve seu melhor desempenho em 2018

Pesquisa sobre a corrida pela presidência feita no Acre mostra ainda que nenhum candidato da chamada "terceira via" passa dos 9% de intenções de voto

Lula lidera pesquisas (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en NOTÍCIAS el

Pesquisa eleitoral sobre a disputa pela presidência em 2022, feita com eleitores do Acre, aponta que o ex-presidente Lula (PT) já supera Jair Bolsonaro (PL) no estado.

Foi justamente no Acre que Bolsonaro apresentou seu melhor desempenho no segundo turno da eleição de 2018, em que saiu vitorioso. O então candidato ao Palácio do Planalto obteve 77,2% dos votos válidos no estado, contra 22,8% de Fernando Haddad (PT).

Segundo levantamento feito pelo Perfil Pesquisas e divulgada nesta segunda-feira (13) pela Federação das Indústrias do Acre (Fieac), no entanto, a situação agora é diferente. Lula lidera as intenções de voto no estado com 34,9%. Já Bolsonaro, apesar de seu índice configurar um empate técnico com o petista, aparece atrás, com 33,2% das intenções de voto.

O estudo mostra ainda que a chamada "terceira via", conforme pesquisas nacionais vêm apontando, também não emplacou no Acre. O ex-juiz Sergio Moro (Podemos), declarado suspeito e parcial pelo Supremo Tribunal Federal (STF), aparece na terceira colocação com 9,3%. Ele está à frente de Ciro Gomes (PDT), que consta com índice de 5,9%.

Fecham a lista o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tem 2,6%, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com 0,9%. 8,6% dos entrevistados não responderam ou disseram que votarão em branco ou nulo, enquanto outros 4,7% se dizem ainda indecisos.

O levantamento do Perfil Pesquisas ouviu 1.482 eleitores entre os dias 1 e 7 de dezembro.