Mais de 90 transexuais poderão usar nome social no Enem 2014

Transexuais também terão a opção de usar banheiro feminino ou masculino, como desejarem.

Transexuais também terão a opção de usar banheiro feminino ou masculino, como desejarem

Por Redação

A edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá 95 candidatos e candidatas transexuais com autorização para usarem seu nome social na prova, segundo informou o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em um formulário específico, o Instituto disponibilizou as opções de nome social, qual o tratamento a ser dado pelos fiscais e se vão querer usar o banheiro masculino ou feminino.

O movimento LBGT celebrou a medida, que é inédita em 15 anos de Enem. A mudança na política do exame aconteceu depois que diversos candidatos e candidatas ‘trans’ reclamaram de episódios de constrangimento por não se identificarem com a foto e o nome referentes aos documentos oficiais.

O Enem é um dos meios utilizados para o estudante disputar uma vaga em uma universidade federal, bolsas de estudo parciais ou integrais em universidades particulares por meio do Prouni, bolsas de intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras e para universitários que querem financiar um curso superior pago por meio do Fies.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR