Barbárie SP: Moradores de áreas nobres vivem quase 30 anos a mais que residentes da periferia

Organizado pela Rede Nossa São Paulo, o Mapa da Desigualdade 2021 também revela que o distrito de Guaianazes concentrou o maior número de mulheres vítimas de feminicídio

Foto: Vista aérea da av. Faria Lima, na capital paulista (Prefeitura de São Paulo)
Escrito en BRASIL el

A Rede Nossa São Paulo divulgou nesta quinta-feira (21) o Mapa da Desigualdade 2021, que traz dados alarmantes sobre as discrepâncias sociais entre as regiões paulistanas.

Na edição deste ano, a pesquisa conta com novos indicadores: "Agressões por intervenção policial" e "mortes por intervenção policial".

A pesquisa abrange os 96 distritos da cidade de São Paulo e, além dos dois novos indicadores, aborda população, meio ambiente, mobilidade, direitos humanos, habitação, saúde e outros.

Direito à vida?

O levantamento analisa o índice de mortalidade por Covid-19, que "analisa o peso proporcional de mortes por Covid-19 em 2020 em relação a todos os óbitos ocorridos no mesmo distrito".

Dessa maneira, "Em 2020, os distritos que concentram maior proporção de óbitos são distritos com demografia mais jovem, como por exemplo o distrito de Iguatemi (com 48,7% de jovens e- 20,8% de óbitos por covid-19), essa distribuição vai na contramão dos grupos de maior risco da doença (os mais idosos), evidenciando que o fator território teve peso significativo".

A pesquisa também levantou em qual distrito as pessoas vivem mais: no Alto de Pinheiros, no a idade média ao morrer é 80,9. Enquanto o distrito em que as pessoas vivem menos é Cidade Tiradentes, no qual a idade média ao morrer é 58,3. A média da cidade de São Paulo é 68,2".

Feminicídio

Segundo o levantamento deste ano e, em comparação com os dados de 2019, houve um aumento de 2,6 no desigualtômetro em torno do crime de feminicídio.

De acordo com o Mapa, "Esse acréscimo se dá em boa parte pelo aumento expressivo de dos números no distrito de Guaianases, que chegou a 9,55 – o indicador é calculado com base no número total de mulheres vítimas de feminicídio para cada dez mil mulheres residentes do distrito entre 20 e 59 anos".

Intervenção policial

O distrito da Sé foi o que registrou o maior número de agressões por intervenção policial (13,9) e por mortes por intervenção policial (13,9).
Segundo a Rede, o “coeficiente de agressões decorrentes de intervenção policial registradas nas unidades de saúde para cada 100 mil habitantes, por distrito; e coeficiente de casos registrados em boletins de ocorrência na categoria mortes decorrentes de intervenção policial (MDIP) para cada 100 mil habitantes, por distrito”.

Acesso à internet

Também foi pesquisado o acesso à internet: o distrito com maior acesso é o Itaim Bibi (48,3), por sua vez, o distrito de Marsilac é com menor acesso (0,02).

O Mapa da Desigualdade 2021 pode ser acessado na integra aqui.