Museu Afro-Brasil tem Festa do Saci

Escrito en NOTÍCIAS el

Um evento em celebração ao Dia do Saci, a ser realizado em 1º de novembro no Museu Afro-Brasil, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

No local, haverá uma exposição sobre o Saci, além de uma série de atividades para entreter toda a família, como brincadeiras, contação de histórias e apresentações dos grupos Prosa dos Ventos, Quarteto Pererê e Dinho Nascimento. Já a marca Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo — fabricada pela indústria de alimentos J.Macêdo — participará do evento com degustação de bolos e bolinhos de chuva e aulas de culinária para crianças e adultos.

“Queremos incentivar o resgate à cultura popular brasileira, rica em mitos, histórias e brincadeiras”, diz Jumar Pedreira, gerente de marketing da J.Macêdo. “Acreditamos que esta educação é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças.”

O Dia do Saci, comemorado oficialmente na cidade de São Paulo em 31 de outubro, é uma homenagem a um dos principais mitos da cultura nacional, o Saci-Pererê. A data foi instituída na cidade de São Paulo em 2004 para restaurar as figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Halloween, que tem origem na cultura norte-americana e nenhuma conexão com as tradições do Brasil.

Saiba Mais

Futepoca: Em defesa do Saci
Causa surpresa e medo quando se lê um texto de Juca Kfouri contra a idéia de adotar o Saci como mascote da Copa do Mundo de 2014

Para saciólogo, Dia do Saci é reafirmação da cultura brasileira Por Brunna Rosa
Mouzar Benedito, um dos fundadores da Sosaci e colunista da Fórum, defende o folclore brasileiro em contraposição ao imperialismo cultural que atinge crianças e adultos

Saci: mascote da Copa de 2014
Crônica de Mouzar Benedito