Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de fevereiro de 2012, 09h48

Museu Afro-Brasil tem Festa do Saci

Um evento em celebração ao Dia do Saci, a ser realizado em 1º de novembro no Museu Afro-Brasil, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

No local, haverá uma exposição sobre o Saci, além de uma série de atividades para entreter toda a família, como brincadeiras, contação de histórias e apresentações dos grupos Prosa dos Ventos, Quarteto Pererê e Dinho Nascimento. Já a marca Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo — fabricada pela indústria de alimentos J.Macêdo — participará do evento com degustação de bolos e bolinhos de chuva e aulas de culinária para crianças e adultos.

“Queremos incentivar o resgate à cultura popular brasileira, rica em mitos, histórias e brincadeiras”, diz Jumar Pedreira, gerente de marketing da J.Macêdo. “Acreditamos que esta educação é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças.”

O Dia do Saci, comemorado oficialmente na cidade de São Paulo em 31 de outubro, é uma homenagem a um dos principais mitos da cultura nacional, o Saci-Pererê. A data foi instituída na cidade de São Paulo em 2004 para restaurar as figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Halloween, que tem origem na cultura norte-americana e nenhuma conexão com as tradições do Brasil.

Saiba Mais

Futepoca: Em defesa do Saci
Causa surpresa e medo quando se lê um texto de Juca Kfouri contra a idéia de adotar o Saci como mascote da Copa do Mundo de 2014

Para saciólogo, Dia do Saci é reafirmação da cultura brasileira Por Brunna Rosa
Mouzar Benedito, um dos fundadores da Sosaci e colunista da Fórum, defende o folclore brasileiro em contraposição ao imperialismo cultural que atinge crianças e adultos

Saci: mascote da Copa de 2014
Crônica de Mouzar Benedito


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags