Nas capitais, PT elege seis e PMDB está em mais segundos turnos

Escrito en NOTÍCIAS el

A base aliada do governo no Congresso Nacional encabeça chapas em 10 das 11 disputas de segundo turno para prefeitura das capitais do país. Dessas, cinco serão feitas entre partirdos da base. Apenas no Rio de Janeiro duas forças de oposição no plano federal disputam o cargo. Dos 15 eleitos no domingo, apenas três não são liderados por representantes da base de apoio do governo Lula.

O PT foi o que mais fez vitórias no primeiro turno, enquanto o PMDB tem mais candidatos posicionados no segundo turno, seis no total. Por isso, o PMDB é o único partido que pode superar o PT em número de gestões de capitais, podendo atingir oito prefeituras.

Com os seis candidatos já eleitos em Fotaleza (CE), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC) e Vitória (ES), o partido do presidente Lula pode chegar a nove capitais se seus três candidatos que disputam segundos turnos vençam, em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA).

O PSDB pode ter o prefeito de até quatro capitais, sendo que já conquistou duas – Curitiba (PR) e Teresina (PI) – em primeiro turno. O PSB vem a seguir, com dois já eleitos – Boa Vista (RR) e João Pessoa (PB) – e na disputa em mais duas capitais – Belo Horizonte (MG) e Macapá (AP).