Norte-americanos defendem aproximação com Cuba

Escrito en NOTÍCIAS el

Uma pesquisa de opinião revelou nesta quarta-feira, 15, que a maioria dos norte-americanos considera que os Estados Unidos devem mudar sua política em relação a Cuba.
O estudo, feito pela WorldPublicOpinion.org, apontou que 59% dos entrevistados defendem que "é tempo de tentar uma nova aproximação de Cuba, porque o país pode estar pronto para a mudança". Por outro lado, 39% dos norte-americanos são favoráveis à manutenção dos embargos, por considerarem que os comunistas continuam no poder da ilha.
O resultado do levantamento é divulgado na semana da 5ª Cúpula das Américas, que acontece entra sexta-feira e domingo, e terá como um dos temas centrais o embargo imposto por Washington à ilha caribenha desde 1962.
Diversos líderes latino-americanos como os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, e Evo Morales, da Bolívia, defendem a retomada das relações bilaterais entre Estados Unidos e Cuba.
O próprio presidente norte-americano, Barack Obama, deu um sinal neste sentido no início da semana, ao pôr fim às restrições a viagens e envio de remessas de dinheiro à ilha.
A pesquisa revelou ainda que sete em cada 10 cidadãos dos Estados Unidos concordam com as medidas anunciadas por Obama, enquanto 69% do entrevistados defendem a retomada das relações diplomáticas. (Com informações da Ansa)

Leia mais

Os caminhos de Cuba Por Brunna Rosa

Aos 50 anos da Revolução e sob o comando de Raúl Castro, a ilha vive progressivas mudanças no sistema que a tornou um ícone da esquerda mundial

Os últimos dias de Che Por Carlos Minuano

Biografia em quadrinhos narra a via crucis do guerrilheiro argentino na selva boliviana

Cem horas e um documento histórico Por Edição Renato Rovai

Confira alguns trechos de uma série de entrevistas de Fidel Castro ao jornalista Ignácio Ramonet. Os encontros se tornaram livro que será lançado em agosto no Brasil

Soy loco por ti Por Glauco Faria
As conquistas e os avanços obtidos pela Revolução fazem da experiência cubana um evento único, despertando paixões e provocando debates acalorados na esquerda mundial

A vida depois de Fidel Por Anselmo Massad e Glauco Faria
Confira a avaliação de personalidades de diferentes áreas a respeito do futuro de Cuba, oficialmente sem o líder de Sierra Maestra no poder