Fórum Educação
06 de junho de 2017, 11h59

OAB fez ato de desagravo a advogado negro que foi algemado no TRT por seguranças

Manifestação ocorreu na última segunda-feira no local em que advogado sofreu a agressão, no centro de São Paulo

Por Redação*                                                Foto: Reprodução de câmera de segurança/TRT

A OAB-SP fez ontem ato de desagravo ao advogado Flávio César Damasco, que foi hostilizado, algemado e levado a uma delegacia ao tentar entrar no Tribunal Regional do Trabalho, TRT da 2.ª Região, no centro de São Paulo. O caso aconteceu em 10 de novembro de 2016.

Negro, Flávio já passara pelo setor de identificação e estava esperando o elevador. Segundo seu relato, foi abordado por segurança aos gritos que disse que não poderia usar o elevador privativo. Ao ir para o outro elevador, foi questionado se era advogado e comunicado que precisava se identificar. Por achar o tratamento hostil, falou ao vigia que só se identificaria se ele pedisse com educação. Novos seguranças chegaram e ele foi retirado do local, algemado e conduzido a uma delegacia.

A denúncia do que ocorreu foi feita à OAB pelo também advogado Luís Carlos Moro, que acompanhou a cena. Segundo Moro, Damasco chegou a mostrar a sua carteira da OAB aos seguranças no momento em que estava sendo conduzido à força, mas eles não pararam.

Ouvido pelo O Estado de S.Paulo, porta-voz do TRT de São Paulo negou “qualquer prática ilícita” por parte dos seguranças. Segundo o juiz Marcos Neves Fava, assistente administrativo da presidência do TRT, a responsabilidade é de Damasco e não dos seguranças.

Para o jurista Pedro Serrano, o fato é que um advogado de 60 anos, com idade para ser pai dos seguranças, negro, foi vítima de humilhação pública, violenta e absolutamente ilícita. “A violência e a descortesia tanto contra advogados como com negros nesses ambientes forenses chega a um ponto de representar absoluta intolerância e ódio das instituições contra cidadãos, que, com seus tributos, ajudam a custear os elevados custos dessas instituições”, afirmou em sua conta no Facebook.

Assista vídeo sobre ato de desagravo transmitido pela OAB-SP

Sessão de Desagravo – Flavio Cesar Damasceno

Posted by OAB SP on Monday, June 5, 2017


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum