Ômicron: Quanto tempo tenho que cumprir isolamento após contato com a variante?

A médica pneumologista Letícia Kawano, por meio de suas redes, produziu um vídeo didático sobre como fazer o isolamento ao testar positivo ou ter contato com alguém com Covid

Foto: Médicos e enfermeiros num hospital da Sérvia, durante a primeira onda da Covid-19 (Balkan Insight/Reprodução)
Escrito en BRASIL el

A médica pneumologista Letícia Kawano, com base nas orientações do governo francês que, de acordo com a profissional, são os mais atuais, produziu um vídeo com orientações para quem testar positivo pra Covid e também para quem teve contato com pessoas que se contagiaram com a variante ômicron do coronavírus.

Seguando Kawano, "as recomendações de isolamento para vacinados completos (3 doses, última dose há menos de 7 meses) + crianças < 12 anos são:

"5 dias de isolamento a partir do 1o dia de sintomas ou 1o dia de teste positivo. No 5o dia se você está há 48h sem sintomas, faz-se o teste do ANTÍGENO ou PCR: se esse teste é negativo, você sai do isolamento. (Prefira o teste do Antígeno)", diz a médica.

Já para as pessoas com esquema vacinal incompleto ou não vacinadas, a médica Letícia Kawano afirma que são necessários "7 dias de isolamento a partir do 1o dia de sintomas ou 1o dia de teste positivo. No 7o dia se você está há 48h sem sintomas, faz-se o teste do ANTÍGENO ou PCR: se esse teste é negativo, você sai do isolamento. Se você ainda tem sintomas nas 48h antes do 7o dia, ou o teste é positivo no 7o dia, você deve seguir isolado".

Confira abaixo a explicação completa da médica Letícia Kawano: