Opinião: Semana começa com mais um desafio

Escrito en NOTÍCIAS el

A semana pode ser histórica para os funcionários de escola. Está prevista para esta terça-feira (09) a votação do projeto de lei nº 6.206/2005 da senadora Fátima Cleide (PT/RO) na Comissão de Educação do Senado. Caso seja aprovada a matéria que reconhece na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) esses funcionários como profissionais da educação, irá direto à sanção do Presidente Lula e a categoria poderá comemorar uma reivindicação de mais de dez anos de luta.

A aprovação representará mais uma conquista histórica para a Educação neste ano: a primeira foi a aprovação do Piso Salarial Nacional para o magistério da educação básica pública. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) vai acompanhar e pressionar pela aprovação do projeto. Várias entidades filiadas à Confederação já confirmaram que contarão com representações de funcionários de escola durante a votação.

A aprovação da matéria está sendo aguardada por mais de um milhão de funcionários que atuam nas escolas de ensino básico como educadores, mas que ainda não estão enquadrados como profissionais de educação.

A senadora Fátima Cleide já avisou que tudo fará para agilizar a aprovação da matéria no Congresso. O Ministro da Educação, Fernando Haddad, garante que o governo apóia a medida e já deu o seu sinal verde.

Nossa opinião é que está passando da hora desses profissionais conquistarem a valorização e o reconhecimento que tanto leiteiam e que possam ter em breve uma remuneração mais adequada e justa à função que exercem.



________________________
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), conta com com 36 entidades filiadas espalhadas por 26 Estados, 5 municípios e No Distrito Federal
________________________
As opiniões manifestadas no artigo são da responsabilidade dos autores e não representam necessariamente as opiniões da revista Fórum.