Oregon se torna o primeiro estado americano a descriminalizar todas as drogas

Arizona, Montana, Nova Jersey e Dakota do Sul aprovaram a comercialização e o uso recreativo da maconha

Foto: PXfuel
Escrito en BLOGS el

Enquanto o mundo acompanha a apuração turbulenta dos votos presidenciais nos EUA, outros resultados emitidos pelas urnas estadunidenses têm apresentado resultados progressistas: um deles está ligado a questão do porte de drogas pesadas e o uso recreativo e comercialização da maconha.

O estado de Oregon se tornou o primeiro estado americano a descriminalizar todas as drogas. De acordo com informações do The Guardian, as pessoas que forem pegas com pequenas quantidades de heroína, cocaína e LSD não serão presas, mas sim multadas e encaminhadas para programas de recuperação. A medida contou com apoio de grupos ligados a reforma da justiça criminal dos EUA, que mobilizou o debate durante as eleições.

O objetivo da medida aprovada no Oregon é que as questões das drogas sejam tratadas como assuntos de saúde pública e não na esfera criminal. A medida também prevê que os tratamentos sejam custeados pelos impostos recolhidos com a comercialização da maconha.

As pessoas que forem presas com pequenas quantidades de drogas pesadas não vão mais a julgamento, mas, terão de pagar uma multa de US$ 100. Além disso, os usuários de drogas pesadas serão encaminhados para centros de tratamento.

Ao The Guardian, Kassandra Frederique, diretora do Drug Policy Alliance, declarou que a medida aprovada em Oregon é histórica. "A vitória de hoje é uma declaração histórica de que chegou a hora de parar de criminalizar as pessoas pelo uso de drogas", comemorou Frederique.

Além da descriminalização do porte de drogas pesadas, os eleitores de Oregon também votaram pela utilização terapêutica de cogumelos e outras substâncias psicodélicas.

Quatro estados aprovam o uso recreativo da maconha

Os eleitores dos estados de Arizona, Montana, Nova Jersey e Dakota do Sul votaram pela aprovação do uso recreativo da maconha. Dessa maneira, eles se juntam ao Distrito de Colúmbia e outros 11 estados que já legalizaram o uso de cannabis.

De acordo com informações da CNN americana, Nova Jersey pode se tornar o maior mercado de cannabis dos Estados Unidos. A medida aprovada estabelece algumas etapas até a liberação da comercialização da cannabis. Não há uma data sinalizada para que isso ocorra.