Pastora luterana critica fala de Obama sobre Lula: “Você nos ofende”

Lusmarina Garcia faz campanha em suas redes sociais buscando contato direto com ex-presidente dos EUA para fazer suas palavras chegarem a ele

Divulgação
Escrito en NOTÍCIAS el

A teóloga, pesquisadora de direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pastora luterana Lusmarina Campos Garcia, escreveu nas redes sociais do ex-presidente dos EUA Barack Obama que o relato dele sobre Lula em seu livro de memórias ofendeu os brasileiros.

Agora, ela busca uma forma de contato direto com o político democrata para garantir que sua crítica será lida por ele.

Em sua resposta, a pesquisadora escreveu: “Suas palavras sobre o presidente Lula foram frívolas. Lula foi o primeiro presidente a reduzir a desigualdade social no Brasil. A resposta da elite brasileira foi deslanchar uma perseguição judiciária contra ele”.

A pastora luterana seguiu: “Ele não é corrupto e não é comparável ao grande chefão do Tammany Hall. Você nos ofendeu!”.

Em seu livro “Uma Terra Prometida” (“A Promise Land”, no original em inglês), lançado na semana passada, Obama descreve Lula como um “líder cativante”, mas também “ambíguo” em seus escrúpulos políticos ou “tinha os escrúpulos de um chefão do Tammany Hall, e circulavam boatos de clientelismo governamental, negócios por baixo do pano e propinas na casa dos bilhões”. A Tammany Hall é uma coalizão política que dominou o governo de Nova York entre o fim do século 18 e a década de 1930 e é normalmente associada à corrupção nos Estados Unidos.

Lusmarina está pedindo a amigos dos EUA que tiverem uma forma direta de contato com Obama, como seu e-mail, que compartilhem o endereço com ela.

Nova publicação

Em uma nova publicação, a pesquisadora e pastora foi ainda mais enfática.

“O Brasil se esforça com uma longa história de desigualdade social, racismo, violência contra as mulheres, membros da comunidade LGBT, povo indígena. Temos uma das políticas de distribuição de terrenos mais injustas do planeta. Essa história de desigualdade começou a mudar durante o período em que Lula era presidente do Brasil. Cerca de 50 milhões de pessoas superaram a pobreza; os pobres viraram classe média. Foi a maior mudança de ascensão social na nossa história”, escreveu no Facebook.

“Para aqueles que lutam pela justiça social e pelos Direitos Humanos, Lula é um símbolo da resistência contra a desigualdade, racismo, homofobia, misoginia. As palavras de Obama comparando Lula com Tammany Hall grande chefe, dão munições à elite branca que odeia os pobres, os negros e insistem em manter uma sociedade estratificada. Obama não tem o direito de insinuar tal coisa! Ele era frívolo!”, completou ela.

Veja a publicação no Twitter.

https://twitter.com/lusmarinacg/status/1329223904431321091