Pela primeira vez, um país do Norte sediará o Fórum Social Mundial

Conselho Internacional do FSM confirma que Montreal (Canadá) será a sede do próximo encontro mundial da sociedade civil

Escrito en MOVIMENTOS el
Conselho Internacional do FSM confirma que Montreal (Canadá) será a sede do próximo encontro mundial da sociedade civil Por Adital O Conselho Internacional do FSM, reunido em 29 de março, em Túnis, no marco da edição 2015 do Fórum Social Mundial (FSM), confirma que Montreal [Canadá] será quem sediará o próximo encontro mundial da sociedade civil: "Esse primeiro Fórum Social Mundial no Norte será a ocasião histórica para renovar as lutas sociais mundiais em seu conjunto, levadas pelo ímpeto da juventude canadense”, confirma o brasileiro Chico Whitaker, membro fundador do FSM. Espera-se receber mais de 50.000 pessoas no Centro da cidade de Montreal, no próximo ano, dentro das quais uma importante representação da América Latina. Algumas organizações sociais de base, juvenis, estudantes e sindicatos da educação da Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai já aderiram ao FSM 2016, em Montreal. Iniciaram processos de discussão e debate sobre problemáticas, como a educação, a crise ecológica, o extrativismo e os direitos dos povos originários, no afã de participar do FSM 2016 com propostas concretas.

O FSM deseja contribuir com a construção coletiva de soluções para as diversas problemáticas enfrentadas atualmente: crise ecológica, econômica, insegurança social e política. A juventude e os novos movimentos sociais convenceram o Conselho Internacional a acolher, pela primeira vez depois de sua criação, em 2001, a candidatura de um país do Norte. Essa eleição não é banal e revela que, hoje, as alianças entre os povos são essenciais para criar um mundo melhor. "Hoje, não existe mais um Norte e um Sul. Há mobilizações e resistências por igual nos dois hemisférios. Necessitamos de inovação e energia para dinamizar esse processo. Buscar novas formas de relacionar a arte, a criatividade e o compromisso político”, assinala Raphaël Canet, membro do Coletivo FSM 2016.

Em relação ao Coletivo FSM Montreal 2016

Desde maio de 2013, um coletivo composto por cidadãs e cidadãos comprometidos, bem como mais de 140 organismos provenientes do meio sindical, povos originários, feministas, da solidariedade internacional, comunitários, estudantes e ambientalistas, tem por objetivo organizar o Fórum Social Mundial, em Montreal, em 2016.

Em relação aos Fóruns Sociais Mundiais

O Fórum Social Mundial é um espaço que permite a emergência de alternativas, de debates de ideias e de convergência de lutas. A primeira realização do FSM teve lugar em 2001, em Porto Alegre (Brasil), em reação à reunião anual do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

Foto: Mídia Ninja