Perseu Abramo libera livros de graça na internet

A Fundação publica, a partir desta quarta-feira, 19, 43 títulos do catálogo para baixar. As obras continuam protegidas por licenças convencionais ou por Creative Commons

Escrito en MÍDIA el

A Fundação publica, a partir desta quarta-feira, 19, 43 títulos do catálogo para baixar. As obras continuam protegidas por licenças convencionais ou por Creative Commons

Por Redação

A Fundação Perseu Abramo lança sua Biblioteca Digital. São 43 livros do catálogo disponíveis na íntegra que podem ser baixados gratuitamente na internet a partir de quarta-feira, 19, na página da editora na internet. A iniciativa faz parte das comemorações dos 10 anos da entidade, ligada ao PT.

Os títulos são de autores como Celso Furtado, Mário Pedrosa, Mark Twain, Aloysio Biondi, Maria da Conceição Tavares, Paul Singer, Maria Victoria Benevides e Maria Rita Khel, entre outros. O objetivo da editora é aumentar o alcance das publicações e incentivar a circulação e o debate de idéias.

Entre os temas dos livros, a trajetória do Partido dos Trabalhadores e outros movimentos sociais, além de visões críticas e aprofundadas do Brasil atual, estão entre os temas mais abordados nos livros. Mas há também espaço para estudos sobre manifestações culturais que vêm definindo a cara do novo século, casos do hip-hop e o software livre.

A maior parte das obras permanece sob a licença de Copyright. Baixar os arquivos é grátis, mas a reprodução total ou parcial é proibida. Em outros casos, a opção é pela licença Creative Commons, instrumento alternativo de proteção à propriedade intelectual que permite a reprodução e adaptação, desde que citada a fonte. A característica da licença será indicada na página de cada obra.