Piauí pode ganhar 245 mil habitantes em disputa com o Ceará

Litígio em torno da área da Serra da Ibiapaba pode fazer seis municípios cearenses passarem à área do estado vizinho; caso está no STF

Foto Reprodução Facebook
Escrito en BRASIL el

Uma disputa que está no Supremo Tribunal Federal (STF) pode fazer seis municípios cearenses, com um total de quase 245 mil habitantes, passarem a integrar o estado do Piauí.

A ação que discute o imbróglio tramita no STF desde 2011. Se ela for julgada procedente, passam a ser piauienses os municípios de São Benedito, Croatá, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina e Poranga.  

Além dos seis municípios que mudariam para o lado piauiense, outras sete cidades teriam suas extensões afetadas. São elas: Crateús, Ipaporanga, Tianguá, Viçosa do Ceará, Granja, Ipueiras e Ubajara.

A área afetada compreende cerca de 3 mil km², 1,9% do território cearense, segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

A pendência é antiga e remonta aos tempos do Império. Em 1880, um Decreto Imperial concedeu uma saída para o Atlântico para o Piauí, anexando área de praia. Em troca, o Ceará ficou com a área de Crateús.

O caso foi discutido nesta sexta-feira (19) pela Assembleia Legislativa do Ceará. Em reunião virtual, o Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Estado do Ceará da Assembleia debateu o caso.

A coordenadora do Comitê, deputada Augusta Brito (PCdoB), afirmou que todas as medidas jurídicas estão sendo acompanhadas e respondidas pelo Estado e é necessário que haja mobilização e ação conjunta. “Estamos tentando unir as forças, respeitando o sentimento de pertencimento das pessoas”, disse. 

A parlamentar, que é da região da Ibiapaba, comentou que é possível sentir a angústia das populações da região com o litígio e, por isso, novas estratégias e informações precisam ser alinhadas.

Cleyber Nascimento, do Ipece, apresentou relatório contextualizando a disputa na divisa interestadual entre o Ceará e o Piauí, destacando aspectos históricos, uma vez que a disputa remonta à época colonial. Ele ainda detalhou pontos técnicos e problemas nos relatórios produzidos pelo IBGE e Exército sobre a região. Nascimento indicou que “o território representa uma projeção dos diferentes modos de luta e vivência da cidadania. No território não temos apenas aspectos fisiográficos”, por isso, existem questões sociais, culturais e de identidade a serem envolvidas no entendimento da ação.

Com informações do Diário do Nordeste e da Assembleia Legislativa do Ceará

Temas