Fórumcast, o podcast da Fórum
26 de agosto de 2014, 15h59

Prêmio homenageia feministas históricas

Premiação leva o nome de Rose Marie Muraro, escritora e feminista falecida em junho deste ano.

Premiação leva o nome de Rose Marie Muraro, escritora e feminista falecida em junho deste ano

Por Redação

Estão abertas, até 10 de setembro, as inscrições para o “Prêmio Rose Marie Muraro: Mulheres Feministas Históricas”. A iniciativa é destinada a brasileiras com mais de 75 anos que atuaram ou atuam na vida pública nacional. Os temas abordados podem envolver ações científicas, tecnológicas, culturais, educacionais ou artísticas. O mais importante é destacar a dedicação por mudanças sociais, por meio da militância feminista e da luta cidadã na construção de um país mais justo.

Os cadastros podem ser realizados por via postal ou eletrônica. Na primeira alternativa, deve ser enviada uma ficha de inscrição e breve relato da história de vida ou currículo para o endereço: “Setor de Clubes Esportivos Sul – Trecho 02, Lote 22, Ed. Tancredo Neves 1º andar – CCBB, CEP: 70200-002 – Brasília/DF”.

Para mais informações, é possível entrar em contato pelo e-mail mulheresfeministas@spm.gov.br ou pelo site www.spm.gov.br. O Prêmio será de R$ 50 mil, concedido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Rose Marie Muraro

O prêmio leva o nome da escritora e feminista brasileira Rose Marie Muraro, reconhecida como uma das mais brilhantes intelectuais de nosso tempo. Falecida no último dia 21 de junho, a intelectual e física nasceu em 1930, no Rio de Janeiro. Ela atuou no cenário de políticas para as mulheres, mesmo com as limitações da cegueira – enxergou parcialmente somente aos 66 anos, após uma cirurgia – além de escrever 44 livros e editar 1.600 obras.

Foto de capa: Instituto Rose Marie Muraro/Divulgação

 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum