O que o brasileiro pensa?
05 de fevereiro de 2020, 23h40

Protesto na Estação da Luz termina com ambulantes pulando em via da CPTM

Com gritos de “queremos trabalhar”, vendedores interromperam a circulação da linha 11 Coral, em manifestação contra as ações para cercear o comércio informal

Ambulantes protestam na Estação da Luz (Foto: Diário da CPTM)

“Queremos trabalhar” foi o grito entoado por um grupo de centenas de trabalhadores ambulantes que protestaram durante a tarde desta quarta-feira (5), na Estação da Luz, no Centro de São Paulo.

O ato se iniciou por volta das 14h e durou cerca de 30 minutos. Em um momento, os manifestantes chegaram a pular sobre os trilhos da estação, interrompendo a circulação da Linha 11 Coral, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Durante alguns minutos, a linha funcionou somente até a Estação Brás.

Também há relatos de jornalistas que tentaram realizar imagens no local durante o protesto, sobre a atuação do pessoal do Gocil visando impedir o trabalho jornalístico no local.

A mobilização dos trabalhadores foi motivada pelas ações da Polícia Militar e de seguranças do Gocil (serviço de vigilância contratado pela CPTM) para impedir a atuação nas estações do comércio ambulante, que o governador do Estado, João Doria, considerado um dos seus inimigos. Em entrevista recente, o presidente da CPTM, Pedro Moro, chegou a dizer que uma das suas missões este ano é acabar com o comércio irregular nas estações e dentro dos trens.

Em nota posterior ao protesto, a CPTM afirmou que “repudia esse tipo de manifestação, que fere os direitos de ir e vir dos passageiros, interrompendo a operação dos trens. A Companhia não se intimidará e continuará combatendo o comércio irregular em suas dependências”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum