Quem pede intervenção militar usa as Forças Armadas como sua milícia, diz Gilmar Mendes

Ministro do Supremo criticou protestos que tiveram a participação do presidente Jair Bolsonaro: “não se pode brincar de tiranetes”

Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Escrito en NOTÍCIAS el

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes criticou nesta segunda-feira (27) as manifestações por intervenção militar e disse que as Forças Armadas não podem ser utilizadas como milícias.

“Não se pode brincar com as instituições, não se pode brincar de tiranetes, de ditadura. Quem diz isso: 'ah, nós vamos usar as Forças Armadas para fechar o Supremo ou fechar o Congresso' está usando as Forças Armadas, que são instituições do Estado, como se fossem suas milícias. Isso é absolutamente impróprio e injurioso para com as próprias Forças Armadas”, disse Mendes, em entrevista para o jornal Folha de S.Paulo.

O ministro deu a declaração ao responder a pergunta sobre a presença do presidente Jair Bolsonaro no última dia 19 em manifestações que defendiam a volta do AI-5, ato que, em 1968, endureceu o regime militar, e uma intervenção militar no país. Mendes participou da live Ao Vivo Em Casa, que consiste em uma entrevista ao vivo por videoconerencia para o jornal.