Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de novembro de 2016, 10h04

Redação do Enem pode ser anulada por fraude

Ação civil pública pede anulação da redação por fraude, autor da ação aponta que não houve coincidência e que as provas sustentam hipótese de fraude.

Ação civil pública pede anulação da redação por fraude e autor da ação aponta que não houve coincidência; PF confirmou vazamento do tema

Por redação

O primeiro Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do governo de Michel Temer foi marcado pela prisão de 11 pessoas por fraude na prova. Uma operação da Polícia Federal descobriu que estudantes de Fortaleza e Macapá sabiam o tema da redação antes da prova. Um estudante teria ainda o tema e a redação prontos no bolso, além de supostamente portar um ponto eletrônico. Outros candidatos teriam compartilhado o gabarito da prova uma hora antes do início pelo aplicativo Whatsapp.

Com a fraude, o Procurador Oscar Costa Filho, do Ministério Público Federal do Ceará, protocolou ação civil pedindo a anulação da redação, “A operação da PF desmente a versão oficial do Inep dizendo que foi uma coincidência. Essa versão não se sustenta com as provas apresentadas, e a redação deve ser anulada em todo o país”, explicou.

Se confirmada a fraude, a redação deverá ser refeita por, pelo menos, 6 milhões de estudantes em todo o país, agravando a situação conflituosa no setor da educação após a efetivação de Michel Temer no Executivo.

O Inep e a Polícia Federal emitiram nota na qual garantem que irão apurar os casos e que os envolvidos serão responsabilizados.

Leia também

“Contra a corrupção”: suspeita de pagar quadrilha para fraudar Enem pediu impeachment de Dilma

Foto: Diego Redel – Geral


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum