Fórumcast, o podcast da Fórum
29 de abril de 2015, 21h28

Para discutir redução da maioridade penal, Câmara convida Datena, Sheherazade e Marcelo Rezende

Comissão Especial designada para discutir o tema chamou também Caco Barcellos, que recentemente produziu um programa sobre o tema e foi muito criticado pelos defensores da medida; escolhas desequilibram a discussão

Comissão Especial designada para discutir o tema chamou também Caco Barcellos, que recentemente produziu um programa sobre o tema e foi muito criticado pelos defensores da medida; escolhas desequilibram a discussão

Por Redação

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados designada para discutir a PEC 171/93, que propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, convocará os jornalistas Marcelo Rezende (TV Record), José Luiz Datena (Bandeirantes), Rachel Sheherazade (SBT) e Caco Barcellos (Globo) para uma audiência pública sobre o tema. O convite foi aprovado nesta quarta-feira (29). As informações são do portal Uol.

“Todos eles são formadores de opinião e todos eles, nos seus programas, nas suas matérias, sempre trazem a discussão da redução da maioridade penal. Como eles conhecem a realidade, entendo que seria bom trazer a opinião deles sobre o tema na comissão”, afirmou seu presidente, deputado André Moura (PSC-SE).

Embora convidar estudiosos dos assuntos debatidos pelas comissões seja uma atitude de praxe, o que causou espanto nesse caso foi que nenhum dos escolhidos é especialista em segurança pública ou direitos humanos. Além disso, três deles – Resende, Sheherazade e Datena – já declararam publicamente serem favoráveis à redução, deixando o outro lado em clara desvantagem. Barcellos, que recentemente produziu um programa sobre o tema, foi muito criticado pelos defensores da medida.

“Não acredito que o fato de os três terem se manifestado a favor da redução seja um problema. Vamos ouvir a todo mundo, independente de suas opções”, argumentou André Moura, questionado sobre o desequilíbrio que os convites trazem à discussão.

(Ilustração: Vitor Teixeira)

 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum