Robin é gay? Edição trata da vida sexual do parceiro de Batman

Desde a virada do século que personagens LGBT compõem o universo Batman, mas também dos X-Men

Foto: Divulgação
Escrito en LGBTQIAP+ el

A última edição da série de quadrinhos da DC “Batman: Urban Legends”, traz o personagem Tim Drake, que é a terceira versão de Robin, aceitando um encontro com um outro homem. A partir daí surgiram uma série de especulações sobre a orientação sexual de Robin.

A roteirista da série, Meghan Fitzmartin, que a sexualidade de Robin sempre fez parte das discussões em torno do personagem.

"Tem havido um monte de conversas sobre se ele foi ou não codificado de forma queer (termo comumente utilizado para designar pessoas LGBT no Brasil e também não binária) ao longo do tempo, e isso parecia a parte que faltava para entender melhor a história de Tim Drake", disse Fitzmartin.

Além disso, a autora falou que ainda é cedo pra definir a orientação sexual de Robin que, por hora, ele está “investigando” o universo sobre a sua sexualidade.

"Eu acho que para Tim, ele ainda está descobrindo … tipo, 'Oh, isso é algo que eu não esperava e gostaria de investigar mais' porque é isso que ele é como pessoa”, declarou a autora.

A autora também afirmou que não esperava a reação que a história está tendo e declarou que espera que tal repercussão ajude a fomentar a discussão de que “existem pessoas que estão questionando a sua sexualidade e que há vários estágios para a compreensão da mesma”.

"Eu quero que as pessoas que talvez não tenham acesso a este tipo de conteúdo se sintam vistas e ouvidas. E também quero que aqueles que talvez nunca tenham conhecido conscientemente uma pessoa queer antes vejam que Tim Drake existe”, disse a autora.

A primeira vez que Robin apareceu nas histórias de Batman foi em 1940 e, desde então, ele ficou conhecido como “Garoto Maravilha”.

https://twitter.com/BelenOrtega_/status/1425855743375327233

Personagens LGBT nos quadrinhos

Robin não é o primeiro personagem a ter a sua sexualidade posta nas páginas das HQs.

A personagem Arlequina, que também faz parte do universo de Batman e é apresentada como parceria do crime e companheira de Coringa, já foi retratada como bissexual.

Atualmente no ar, a série Batwoman apresenta, desde o primeiro capítulo a personagem principal como uma mulher lésbica.

No universo da Marvel, especificamente dos X-Men, o personagem Estrela Polar saiu do armario em 2012 e se casou com o seu parceiro, Kyle Jinadu, o que causou alvoroço em parte dos fãs.