Rodoviária de Brasília recebe protesto e cortejo fúnebre em defesa do SUS e contra Bolsonaro

Manifestação foi para conscientizar a população sobre as medidas que o presidente tenta impor ao Sistema Único de Saúde e reuniu centenas de participantes, vestidos de branco e com cartazes, gritando palavras de ordem.

Foto: YouTube (reprodução).
Escrito en NOTÍCIAS el

Um ato cênico em forma de cortejo fúnebre, promovido por ativistas e militantes do PT, PCdoB, PSOL, UP e PCO, ocorreu ontem (13), na rodoviária do Plano Piloto, em Brasília. A intenção da manifestação era denunciar o descaso do governo Bolsonaro com a saúde pública.

Com o tema #ForaBolsonaroeMourão e #EmdefesadoSUS, o protesto foi idealizado como forma de alertar a população para as investidas do presidente da República contra o Sistema Único de Saúde, que já vem sendo sondado para uma futura privatização. Em plena pandemia, com mais de 163 mil mortos pelo Covid-19 no Brasil, Bolsonaro chegou a encomendar um estudo sobre a viabilidade de se passar a atenção básica do SUS para a iniciativa privada.

A privatização do SUS é um projeto dos planos de saúde que, há muito tempo, tentam destruir o serviço gratuito, tendo encontrado terreno fértil para isso no governo Bolsonaro. A saúde pública brasileira garante atendimento para milhões de cidadão e é o maior programa do tipo no mundo.

O cortejo fúnebre é um alerta para a importância da saúde pública e a não-privatização do Sistema Único de Saúde, além de denunciar o governo Bolsonaro-Mourão e a destruição das políticas sociais em andamento.

Temas