Russomanno: serei candidato à Prefeitura de SP e está claro que Bolsonaro vai me apoiar

Em entrevista à Folha de S. Paulo, deputado, do mesmo partido de dois dos filhos do presidente, afirma que capitão reformado terá “carinho” por sua chapa

Russomanno acha que terá o "carinho" de Boslonaro na eleição 2020 (Fotos Pablo Valadares/Câmara dos Deputados e Carolina Antunes/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Celso Russomanno (Republicanos-SP) disse nesta segunda-feira (14) ao jornal Folha de S. Paulo que vai se lançar candidato à Prefeitura de São Paulo. Além disso, ele afirma que o presidente Jair Bolsonaro vai apoiar sua candidatura.

Russomanno é vice-líder do governo Bolsonaro no Congresso. Além disso, seu partido abriga dois dos filhos do presidente: o senador Flávio, o 01, e o vereador Carlos, o 02, que segundo assessores comanda o chamado “gabinete do ódio” do Planalto.

“Eu estou direto com ele porque sou vice-líder do governo no Congresso. Ele é meu amigo”, disse o deputado. “Só pela amizade é evidente que tenho o carinho dele. Essa amizade vai fazer com que ele esteja comigo na campanha”, afirmou.

Mas Russomanno foi além do “sinal de carinho” na entrevista. Disse aos jornalistas Carolina Linhares e Joelmir Tavares que esteve com Bolsonaro em três ocasiões nos últimos três dias. E afirmou: “Está claro que ele [Bolsonaro] vai me apoiar”.

O presidente disse que se manteria “neutro” no primeiro turno dessas eleições. Segundo Russomanno, ainda não há uma definição clara sobre como será a participação de Bolsonaro em sua campanha. Ou seja, não há o sinal se haverá ou não um apoio explícito.

Popularidade

Com a alta na popularidade do titular do Planalto nas últimas pesquisas, os candidatos estão tentando se colar na imagem dele para melhorar seus desempenhos.

No caso de Russomanno, a estratégia vale mais: se bem-sucedida, ela serve para evitar uma terceira derrota consecutiva.

Jornalista com programa de TV na área de defesa do consumidor, Russomanno largou como favorito nas eleições de 2012 e de 2016. Nos dois pleitos, no entanto, acabou em terceiro lugar.

E ele cita esse desempenho como uma vantagem. “Tenho um grande recall de outras eleições”, afirmou. Sua candidatura deve ser oficializada em convenção nesta quarta-feira (16).

Russomanno é visto como a opção mais vantajosa para Bolsonaro na principal cidade do país. Outros nomes à direita que disputarão a prefeitura paulistana e compõem com ele são Levy Fidelix (PRTB), do partido de seu vice, e Marcos da Costa, do PTB.

Também à direita, há ao menos outros três candidatos. Joice Hasselmann (PSL), Arthur do Val (Patriota) e Filipe Sabará (Novo) deverão disputar o voto dos conservadores que, depois de ajudar a eleger Bolsonaro, resolveram ser “críticos” a ele.