Secretário do MEC que fazia interlocução com secretarias estaduais pede demissão

Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Janio Macedo estaria indignado com medidas de Abraham Weintraub

Jânio Macedo e Abraham Weintraub (Agência Brasil)
Escrito en POLÍTICA el

Indignado com medidas empreendidas por Abraham Weintraub, o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Janio Macedo, pediu demissão do cargo nesta quinta-feira (9).

Macedo era o principal - e um dos poucos - secretários do MEC que fazia articulação e tinha bom relacionamento com as secretarias estaduais e municipais de Educação.

Segundo o jornal O Globo, ao entregar o pedido de demissão, o secretário entrou em contato com a entidades representativas dos municípios e estados, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), para avisar de sua decisão.

Segundo pessoas próximas, Macedo estava indignado e abatido com os rumos do MEC e chegava a se emocionar diante dos problemas enfrentados na condução da secretaria.

Macedo apostava na construção de iniciativas em consenso com secretários de Educação, que concentram as matrículas. Uma das políticas que insistia foi o apoio à implementação da Base Nacional Comum Curricular junto às redes, tema desprezado pelo ministro por causa de questões ideológicas.