Síria entrega relação de armas químicas

Prazo para que Bashar Al Assad entregasse o inventário para a Organização para a Proibição das Armas Químicas terminava hoje (21)

(Foto: Reprodução)
Escrito en GLOBAL el

Prazo para que Bashar Al Assad entregasse o inventário para a Organização para a Proibição das Armas Químicas terminava hoje (21) 

Da Redação

[caption id="attachment_31657" align="alignleft" width="300"] Bashar Al Assad comprometeu-se com a destruição total do arsenal químico da Síria julho de 2014 (Foto: Reprodução)[/caption]

Neste sábado, 21, a Síria entregou a lista dos seus armamentos químicos para a Organização para a Proibição das Armas Químicas. O prazo estabelecido para o governo de Bashar Al Assad entregasse a relação completa das armas se encerrava hoje (21).

A lista entregue pela Síria é parte do acordo feito com os governos dos EUA assinado em Genebra, na Suíça, no último dia 14. O pacto determina que Bashar Al Assad entregue todo arsenal químico da Síria para ser destruído até julho de 2014.

O acordo foi feito sob pressão da ameaça de um ataque militar norte-americano contra a Síria, justificado pelo governo de Barack Obama como uma resposta ao ataque químico ocorrido no dia 21 de agosto, que deixou mais de mil mortos em Damasco. A autoria do ataque não foi confirmada pelos inspetores da ONU que estiveram na capital síria.

A Organização para a Proibição das Armas Químicas adiou uma reunião prevista para este domingo, 22, que trataria do início da destruição das armas químicas e a adesão da Síria à Convenção de 1993 para a proibição completa de arsenais químicos.

O conflito entre as forças de Bashar Al Saad e rebeldes já dura dois anos e meio e deixou mais de 100 mil mortos. Aproximadamente 2 milhões de pessoas já se refugiaram em países vizinhos da Síria.

Com informações da Agência Brasil.