Fórumcast, o podcast da Fórum
21 de setembro de 2013, 12h07

Síria entrega relação de armas químicas

Prazo para que Bashar Al Assad entregasse o inventário para a Organização para a Proibição das Armas Químicas terminava hoje (21)

Prazo para que Bashar Al Assad entregasse o inventário para a Organização para a Proibição das Armas Químicas terminava hoje (21) 

Da Redação

Bashar Al Assad comprometeu-se com a destruição total do arsenal químico da Síria julho de 2014 (Foto: Reprodução)

Neste sábado, 21, a Síria entregou a lista dos seus armamentos químicos para a Organização para a Proibição das Armas Químicas. O prazo estabelecido para o governo de Bashar Al Assad entregasse a relação completa das armas se encerrava hoje (21).

A lista entregue pela Síria é parte do acordo feito com os governos dos EUA assinado em Genebra, na Suíça, no último dia 14. O pacto determina que Bashar Al Assad entregue todo arsenal químico da Síria para ser destruído até julho de 2014.

O acordo foi feito sob pressão da ameaça de um ataque militar norte-americano contra a Síria, justificado pelo governo de Barack Obama como uma resposta ao ataque químico ocorrido no dia 21 de agosto, que deixou mais de mil mortos em Damasco. A autoria do ataque não foi confirmada pelos inspetores da ONU que estiveram na capital síria.

A Organização para a Proibição das Armas Químicas adiou uma reunião prevista para este domingo, 22, que trataria do início da destruição das armas químicas e a adesão da Síria à Convenção de 1993 para a proibição completa de arsenais químicos.

O conflito entre as forças de Bashar Al Saad e rebeldes já dura dois anos e meio e deixou mais de 100 mil mortos. Aproximadamente 2 milhões de pessoas já se refugiaram em países vizinhos da Síria.

Com informações da Agência Brasil.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum